Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realiza, nesta terça-feira, 17,no plenário, às 17 horas , a sessão solene de posse do Desembargador José de Moura Filho como membro efetivo da Corte. Na mesma ocasião, será eleita e empossada a nova mesa diretora. O Desembargador Antônio Felix, Presidente em exercício e atual Corregedor Regional Eleitoral, e o Desembargador Moura Filho são os membros da Corte que têm o direito de disputar a presidência.

A nova mesa diretora deve completar o mandato que vai até junho de 2009. A atual gestão foi iniciada em 2007 pela Desembargadora Dalva Magalhães, que após seu falecimento em 23 de junho de 2008, foi sucedida pela Desembargadora Willamara Leila. A ex-presidente do TRE-TO, deixou o cargo para assumir a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, em 1° de fevereiro.

O Desembargador Moura Filho e a Desembargadora Willamara Leila foram eleitos suplentes, na eleição que escolheu Dalva Magalhães e Antonio Félix como os dois Desembargadores efetivos deste Tribunal, em 14 de Junho de 2007.

Perfil

Moura Filho é natural de Pedro Afonso, onde ingressou no Poder Judiciário como Escrivão do Crime, em 1966. Mais tarde, mudou-se para Goiânia (GO), onde se formou em Direito na Faculdade Católica de Goiás.

Em 1981, foi aprovado, em 7º lugar, no Concurso para a Magistratura Goiana. Por merecimento, foi promovido para a Comarca de Pedro Afonso, e com a criação do Estado assumiu, por antiguidade, a Comarca de Miracema do Tocantins (TO).

Em 1990, tomou posse como desembargador, sendo o primeiro desembargador a ser empossado em Palmas (TO).

Já exerceu os cargos de Presidente e Corregedor do TRE-TO.

Foi Corregedor-Geral da Justiça, Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, e membro da Comissão de Seleção e Treinamento.

 

Fonte: Ascom TRE-TO