Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Dona Raimunda durante a gravação do documentário Dona Raimunda durante a gravação do documentário "Raimunda, a Quebradeira"
  • Nilmar durante pronunciamento na Câmara pela saúde de Dona Raimunda - Foto - Edson Santos

A deputada federal Nilmar Ruiz (DEM) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, na manhã desta quinta-feira, 19, para pedir a todos que orem pela melhora da Dona Raimunda quebradeira de coco babaçu da região do Bico do Papagaio.

Como presidente do Mulher Democratas e representante da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados, em seu discurso, Nilmar destacou a importância de Dona Raimunda na luta em defesa dos direitos das mulheres e do reconhecimento mundial que a líder sindical alcançou com seu trabalho.

“Com a estirpe de lutadora, Dona Raimunda se engajou no movimento sindical na luta contra a exploração da mão-de-obra feminina e pela reforma agrária na região. Como reconhecimento de seu trabalho, Dona Raimunda foi escolhida presidente de honra do Conselho Nacional dos Seringueiros, entidade criada por Chico Mendes para defender os extrativistas da Amazônia e integrou a lista das mil mulheres, de todo o mundo, a concorrer ao Prêmio Nobel da Paz em 2005”, relatou a deputada.

Nilmar fez um apelo a todos que peçam a Deus pela melhora de saúde de Dona Raimunda. “Como representante do Tocantins na Câmara dos Deputados, presidente Nacional do Mulher Democratas, e tocantinense de coração peço que todos dediquem um pouquinho de seu tempo para pedir a Deus pela melhora de saúde de Dona Raimunda pelo que ela representa para o Brasil e pelo exemplo que ela é para todas nós brasileiros”, concluiu a deputada.

Conhecida nacionalmente

Dona Raimunda ficou conhecida nacional e internacionalmente por sua luta em defesa das quebradeiras de côco babaçu da região do Bico do Papagaio, no norte do Tocantins.

A líder comunitária foi homenageada em 2007 com o documentário "Raimunda, a Quebradeira", uma co-produção da Redesat/TV Palmas/TV Cultura, do diretor Marcelo Silva.

Ela está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Mônica, em Imperatriz (MA), onde enfrenta uma pneumonia e seu estado de saúde é considerado grave.

 

Da redação com informações assessoria de imprensa Nilmar Ruiz