Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Isis Oliveira

Foto: Isis Oliveira

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a deputada Josi Nunes (PMDB) foi uma das convidadas da Vice-governadoria para dissertar sobre a participação das mulheres nas atividades sociais. No caso de Josi Nunes, o convite foi para falar de política.

A líder do Governo discorreu sobre sua trajetória política, sua iniciação no meio partidário através da família, e como tem desenvolvido sua atividade em três mandatos como Deputada Estadual.

Josi relatou suas experiências no meio político, as dificuldades em conciliar o trabalho político e as atividades pessoais e as soluções para desempenhar bem seu trabalho.

Como presidente do PMDB Mulher, Josi Nunes disse que tem trabalhado para conscientizar as mulheres a participarem do processo político, filiando-se, militando e candidatando-se, para que as mulheres possam disputar e alcançar representação significativa em todas as esferas.

Josi disse ser favorável à legislação que garante o direito a candidaturas de no mínimo 30% para gênero nas eleições. Ainda assim, Josi destacou a dificuldade que os partidos tem de encontrar candidatas. “São fatores culturais, educacionais. Nós mulheres recebíamos uma orientação desde criança para ocupar um espaço social secundário, isso é refletido hoje quando a maioria das mulheres tenta buscar algo mais na sociedade”, afirmou.

A deputada reconheceu que existem avanços importantes, mas que ainda são poucos se comparados ao número de mulheres e principalmente de eleitoras. “Somos mais da metade do eleitorado, mas no entanto, não temos a mesma representatividade nos poderes. Este espaço não será doado a nós, temos que conquistá-lo”, argumentou.

Também realizou uma explanação sobre a participação social das mulheres a diretora geral da Organização Jaime Câmara no Tocantins, Fátima Roriz .

Fonte: Assessoria de Imprensa dep. Josi Nunes