Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges
  • Foto - Valério Zelaya

O cônsul da Suíça no Brasil, Roland Fischer, que visita o Tocantins nesta segunda e terça-feira, dias 25 e 26, afirmou que está “impressionado” com o potencial turístico e de investimentos do Estado, durante audiência com o governador Marcelo Miranda, na tarde desta segunda-feira, no Palácio Araguaia, em Palmas.

“É a primeira vez que venho ao Tocantins e fiquei impressionado com as oportunidades de investimentos em diversos campos. Estaremos falando com companhias e empresários sobre o estado, que tem um futuro interessante para várias companhias, com ferrovia e transporte hidroviário”, disse Fischer em entrevista.

O cônsul da Suíça destacou também que um dos principais campos onde pode se estabelecer o comércio entre Tocantins e Suíça é na área do turismo. “O turismo de aventura é uma boa alternativa, com esse parque maravilhoso que é o Jalapão”, afirmou o cônsul.

Além de conhecer o potencial do Tocantins, Roland Fischer, veio reunir-se com a comunidade suíça que mora no Tocantins. “Do Rio de Janeiro, cobrimos dois terços do território do Brasil e aproveitamos a vinda ao Tocantins para ver como vivem os cidadãos suíços”, disse.

Para o secretário estadual da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, a vinda do representante do governo suíço ao Tocantins é uma prova dos atrativos do Estado para investimentos. “Amanhã (terça-feira, 26) teremos um encontro de negócios, onde estaremos mostrando para o cônsul as oportunidades para investimentos no Estado e expondo também a necessidade de incrementar as atividades comerciais entre Brasil e Suíça, onde a Suíça compra mais do que vende ao nosso pais”, disse.

Eudoro explicou também que o Tocantins já realiza comércio com a Suíça. “Vários componentes utilizados na construção da Ferrovia Norte-Sul são fabricados na Suíça, assim como nós podemos vender para eles as frutas tropicais. Enfim, nós temos um grande leque de possibilidades. Por exemplo, mostramos a ele que o Tocantins bateu recordes nas exportações, que foi o mais cresceu nas exportações no pais, proporcionalmente”, disse o secretário.

Fonte: Secom