Geral

Foto: Thiago Sá

O Cânion Encantado, localizado no município de Almas – Tocantins, a cerca de 60 km da cidade e a 336 km de Palmas, possui a mais alta queda de água do Estado: um salto de 74 metros de altura. Essa é uma das novidades que constam do Inventário Turístico do município. O documento elaborado pela ADTUR – Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins foi entregue ao prefeito de Almas, Leonardo Cintra, na tarde deste domingo, 21, nas proximidades do atrativo.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Operações Turísticas da ADTUR, Antônio Malan, a inventariação é a ferramenta que dá base para a construção de um planejamento de turismo adequado à realidade do município. “Este é o primeiro inventário elaborado dentro das novas metodologias do Ministério do Turismo”, disse.

O diretor destaca que através da inventariação ficou comprovado que a Cachoeira da Fumaça pertence ao município de Almas, pondo fim a uma polêmica quanto a qual município a cachoeira pertencia. “A comprovação se deu através da observação das coordenadas geográficas”, apontou.

Otimista, o prefeito Leonardo Cintra enfatizou ações focadas no desenvolvimento do turismo. “Já demos o primeiro passo que foi abrir as trilhas até as cachoeiras. Agora vamos investir em infraestrutura básica como sinalização, ordenamento e segurança”, pontuou. Cintra garantiu que por meio de projetos e convênios buscará recursos para alavancar o turismo. “Entre outros pontos pretendemos melhorar a qualidade dos serviços e atendimento em bares, hotéis e restaurantes”, explicou.

Capacitação

Visando incentivar o desenvolvimento do turismo de Aventuras, em Almas, a ADTUR também realizou, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Tocantins, nos dias 19, 20 e 21 de junho, o curso de capacitação em Técnicas Verticais. Ao todo 15 pessoas foram beneficiadas com aulas, teóricas e práticas.

Mostrando um excelente desempenho, o comerciário Charles Barros foi um dos alunos contemplados com a ação. “Despertei a concentração e o autocontrole. Agora estou confiante”, comentou.

Na avaliação do diretor Malan, a capacitação trouxe oportunidades para que esses jovens se mobilizem e sejam multiplicadores do conhecimento recebido no curso.

Ministrado pelo aspirante BM Cleber Borges e o soldado bombeiro Valdivino Fernandes, o curso utilizou técnicas de rappel em ambientes artificial e natural.

Fonte: Secom