Esporte

Foto: Divulgação

Com 3h15m27s o trio bicampeão do Rally dos Sertões chegou na frente em mais uma etapa da competição, que neste domingo, 28, chegou à cidade de Luis Eduardo Magalhães, na Bahia. Em ritmo mais acelerado que os dias anteriores a Equipe Ford Racing Trucks foi a primeira a completar o trecho cronometrado de 301 quilômetros. Não foi o dia mais longo, mas foi a especial mais longa destes cinco dias de prova.

Na especial mais rápida da 17ª edição da competição Edu Piano, não pode acelerar mais que 150km/h, que é a velocidade máxima permitida para os Caminhões, mas saiu satisfeito por ter completado mais uma dura etapa da prova.

"Foi uma especial rápida mais dura. Não foi a mais difícil, mas a mais longa que fizemos até agora e conseguimos abrir uma vantagem maior, para encarar a etapa Maratona a partir de amanhã (segunda-feira) o que já é importante", diz o piloto referindo-se a sexta etapa que não permite apoio mecânico.

Durante a Etapa Maratona os carros chegam no parque de apoio e largam do mesmo jeito no dia seguinte e só poderão ter reparados ao final da sétima especial, ou seja, dois dias decisivos para muitas equipes.

Mendes comenta sobre a prova, que largou em Palmas (TO) e teve um total de 539 quilômetros. "Foi uma especial boa, mas com algumas falhas na planilha. E foi uma prova onde piloto fez a diferença, digo pilotos experientes como Edu que levam o rali no braço mesmo. Ele me passa muita tranquilidade e segurança e por isto nosso time tem dado certo, graças a excelente sintonia entre Edu, Davi e eu", ressalta o navegador cearense.

Piano ainda elogia a robustez da F4000 Território 4x4, que é essencial para o bom desempenho da equipe. "Quem chegar em Petrolina na terça já dá para traçar as estratégias finais para o rali, por isto a preocupação que tivemos em preparar o caminhão para suportar as primeiras etapas e chegar inteiro a Maratona. Ele tem atendido às expectativas da equipe, tem chegado inteiro todos os dias", explica o piloto, que também é preparador de carros de competição.

A equipe oficial da Ford Caminhões mantém a liderança há cinco etapas consecutivas. No acumulado dos dias está com cerca de 35 minutos de vantagem em relação ao segundo colocado.

Piano, Mendes e Davi Fonseca largam nesta segunda-feira rumo a Barra (BA). O percurso da etapa 6 terá um total de 557 quilômetros, destes 361 serão de trechos cronometrados marco por traçado sinuoso e travado, com erosões, pedras, onde a regra será poupar o equipamento, uma vez que a regra da prova não permite receber qualquer tipo de manutença.

Resultado (extra-oficial) - Etapa 5 - Caminhões

1) Edu Piano/ Solon Mendes/ Davi Fonseca - 3h15min27

2) André Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto - 3h18min49

3) Guido Salvini/ Fernando Chwaigert/ Weidner Moreira - 3h21min06

4) Amable Barrasa/ Guilherme Petrine - 3h28min35

5) Ulysses Marinzeck/ Evandro Luiz/ Jose de Carvalho - 3h48min02

Resultado Acumulado (após 5 etapas)- Caminhões

1) Edu Piano/ Solon Mendes/Davi Fonseca

2) Amable Barrasa/ Guilherme Petrine

3) André Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto

4) Guido Salvini/ Fernando Chwaigert/ Weidner Moreira

5) Ulysses Marinzeck/ Evandro Luiz/ Jose de Carvalho

O Positivo Comunicação

Fonte: Assessoria de Imprensa Ford Racing Trucks

 

Por: Redação

Tags: Esporte, Ford Caminhões, Rally dos Sertões