Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Thiago Sá

Foto: Thiago Sá

As filas que se formaram no estande institucional do Tocantins, na edição do 4º Salão Nacional do Turismo foram constantes. Todos se movimentando para participar dos jogos desenvolvidos pelos técnicos da ADTUR -Agência de Desenvolvimento Turístico. E para os vencedores, brindes em peças de capim dourado, squeezzes, porta-retratos, artesanato de babaçu e também a arte de cerâmica de Lajeado. Os roteiros turísticos “Encantos do Jalapão”, “Ilha do Bananal” e “Serras e Lago” foram promovidos e divulgados em folheteria e videocumentário. O Salão aconteceu de 1º a 5 de julho, no Anhembi, em São Paulo.

Decorado com grandes painéis fotográficos com imagens de revoada de pássaros da Ilha do Bananal, ecoturistas praticando o rafting nas corredeiras do rio Novo, no Jalapão, a beleza da estrutura de receptivo na praia do Prata, em Palmas, e mais enfeites em artesanato do Tocantins, o estande foi fotografado por pessoas ansiosas por conhecer as atrações tocantinenses.

Um das estratégias de marketing para atrair os visitantes ao espaço tocantinense foi o momento de degustação. Licores de jatobá, caju, jenipapo, banana, murici eram servidos acompanhados por biscoitos “amor-perfeito”, os sequilhos famosos de Natividade, receita tradicional de Dona Naninha. Docinhos de banana cristalizados e paçoca de Arraias fizeram as pessoas saborearem uma vez e voltarem com mais convidados.

A Adtur indicou ao Ministério do Turismo o “Tambores do Tocantins”, como atração do Estado. O grupo de percussionistas (meninos e meninas) comandado por Márcio Belo, de Porto Nacional, apresentou-se na quinta-feira, 2, no palco principal e no Núcleo de Conhecimento. Na sexta-feira, 3, percorreram as ruas do Salão do Turismo, em cortejo. Eles executaram sons e ritmos diversos acompanhados muitas vezes por músicas dos cantores Genésio Tocantins, Dorivã e Juraildes da Cruz, do Tocantins.

A artesã Durvalina Ribeiro de Souza, de Mateiros, também esteve em São Paulo, a convite do Ministério do Turismo. Ela divulgou a preciosidade do design de capim dourado no Espaço Saber Fazer, um local próprio para mestres artesãos mostrarem ao público seus conhecimentos no manejo do segmento. Durvalina confecciona produtos decorativos e utilitários e encantou quem chegou ao local.

A presidente da Adtur, Regina Reis, participou de reunião do Fornatur-Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo, que realizou-se na quarta-feira, no auditório 3. A pauta foi tomada pela apresentação da ANAC sobre o projeto “Aviação Regional”, e assuntos importantes como a discussão sobre a Verba Descentralizada para Promoção Nacional 2009 foram transferidos para a próxima reunião, em Brasília, dia 6 de agosto.

Fonte: Secom