Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Antônio Gonçalves

“Palmas é uma cidade muito bonita. Estamos felizes por estar aqui e conhecer esta capital promissora”, a frase é do governador da província de Malanje, Boaventura da Silva Cardoso durante visita a pontos turísticos e obras públicas municipais.

O governador Boaventura veio ao Brasil acompanhado de sua esposa, Maria Laura Cardoso, pela prefeita da capital do Estado, Teresa Dias e por empresários locais. Em Palmas, após um almoço com o prefeito Raul Filho (PT), a comitiva visitou algumas obras e ações do município na tarde desta terça-feira, 01.

A pedido da primeira-dama de Malanje Maria Laura Cardoso, a comitiva conheceu primeiro o Centro de Educação Infantil Amâncio José de Moraes na quadra 206 Sul (Arse 22), e logo após seguiu para a Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares. Dentre as obras visitadas destacam-se a Praia da Graciosa, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento na quadra 305 Sul, as obras da Unidade Hospitalar Sul e as unidades habitacionais do setor Morada do Sol.

O prefeito, Raul Filho, ressaltou a importância desta troca de experiências entre diferentes culturas. “Ficamos felizes por receber pessoas de diversas partes do mundo que vêm aqui, conhecem nossa realidade, nos ensinam coisas novas e também aprendem conosco”, declarou.

“Aqui vocês estão tendo a oportunidade de construir uma cidade do zero, nós estamos reconstruindo o que nos restou após a guerra. Por isso, é importante conhecer novas experiências.” Explica Teresa Dias, prefeita da Capital Malanje. A prefeita elogiou também a valorização da educação adotada pelo prefeito Raul Filho. “Cuidar das crianças e educar de forma correta é a melhor forma de garantir um futuro de paz”, frisou.

Malanje é um estado angolano que está se reconstruindo após 27 anos de guerra civil. E como todos os outros de Angola, busca exemplos de ações que deram certo para implantar uma nova realidade naquele país africano.

Fonte: Ascop