Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Após a garantia do pagamento do reajuste dos 25% por parte do Governo Estadual, no inicio deste mês, resultante da união dos sindicatos representantes dos trabalhadores da Saúde nas mais diversas áreas, a Bancada Sindical da Saúde mais uma vez se une para garantir os direitos dos servidores estaduais.

Desta vez a luta será em prol da Campanha Salarial Unificada da Saúde 2009, e que contará novamente com a união dos cinco sindicatos, sendo eles, da Saúde (Sintras), dos Farmacêuticos (Sindifato), dos Cirurgiões Dentistas (Sicideto), dos Médicos (Simed) e Enfermagem (Seet). Eles irão brigar por um aumento real do salário do servidor estadual, com database para outubro.

A primeira reunião da bancada aconteceu na tarde de ontem, quinta-feira, 10, na qual foram definidas as estratégias de como serão conduzidas as negociação, assim como definido o índice de reposição salarial que será reivindicado na campanha salarial unificada e será apresentado ao Governo Estadual – 11,13%. Este será o índice a ser apresentado ao Estado, tão logo seja marcada uma audiência com o governador ou os secretários que irão representá-lo.

A Bancada Sindical representa todos os servidores estaduais da Saúde, que serão beneficiados com a database em outubro. Para a bancada sindical a união dos sindicatos é importante, pois são mais servidores fazendo coro em favor de um reajuste real, pois unidos há mais forças para conquistar este benefício.

Para chegar ao índice de correção que será reivindicado na campanha salarial, a Bancada Sindical realizou cálculos sobre perdas salariais e reposição da inflação. A bancada sindical também levou em consideração à crise econômica mundial, deste ano, e ainda, o fato do governo interino, estar mais cauteloso com gastos da máquina administrativa.

(Inez Freitas)