Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

O Colégio Marista de Palmas, representante do basquetebol masculino do Tocantins nas Olimpíadas Escolares 2009 – Categoria 12 a 14 anos, realizada em Poços de Caldas (MG), venceu a disputa pela conquista da medalha de bronze do torneio. O time do Marista bateu a equipe do Instituto Imaculada Conceição de Minas Gerais, com o placar final de 52 a 47. A medalha de prata ficou com o Colégio Santa Cecília, do Cearám e a de ouro com a equipe do Centro Educacional La Salle, do Amazonas.

A equipe tocantinense que jogou nestas Olimpíadas, na categoria primeira divisão, subiu de categoria e na próxima edição, que acontecerá em 2010, disputará na categoria Especial. A equipe feminina do basquetebol, também do Colégio Marista, ficou em 9º lugar na classificação final do torneio.

Handebol

O time de Handebol masculino da ETI Vinicius de Moraes, que também buscava uma medalha de bronze, perdeu o jogo para a equipe João Bley, do Espírito Santo, pelo placar de 24 a 08, e ficou em quarto lugar na competição. Assim como o basquete, o handebol tocantinense subiu de categoria e em 2010 disputará na Divisão Especial.

A equipe feminina do handebol da Escola Estadual Mestre Pacífico ficou em 6º lugar na classificação final da modalidade.

As Olimpíadas

As Olimpíadas Escolares 2009 – Categoria 12 a 14 anos, foram organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e as Organizações Globo, com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas (MG).

Participaram da edição 2009 cerca de 3.500 integrantes, sendo 3.000 atletas de 900 escolas públicas e privadas do país. Foram 25 delegações (de 24 estados e a da cidade de Poços de Caldas) presentes na competição, disputando em nove modalidades (atletismo, basquetebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez).

Fonte: Ascop