Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Em assembleia, realizada nesta quarta-feira, dia 23, na sede do Sindicato dos Bancários do Estado do Tocantins (Sintec-TO), foi decidida a realização de greve em todo o Estado. Com 46 votos a favor da greve e 35 contra, os bancários devem paralisar suas atividades a partir desta sexta-feira, 25.

O presidente do Sintec-TO, Crispim Batista Filho salienta que a decisão atinge todo o Tocantins. “A decisão pela paralisação foi dos bancários, agora o Sindicato vai mobilizar a categoria para que a greve ocorra em todo o Estado. Estamos aqui para defender os interesses da classe”, frisou.

Sobre a Campanha Salarial 2009

Em sua primeira fase no Tocantins, a Campanha Salarial 2009 “ouviu” os bancários, por meio de um questionário, para saber destes quais suas principais reivindicações além do aumento salarial. O questionário, contendo nove tópicos, elaborado pelo Sintec-TO, foi encaminhado a todas as agências bancárias do Tocantins.

A data base de reajuste salarial dos bancários é o dia 1° de setembro. As reivindicações dos bancários (contratação de mais funcionários para os bancos, menos filas nas agências, maior segurança e reajuste salarial e PLR justo e digno) foram entregues aos bancos em 17 de agosto de 2009.

Na rodada de negociações realizada no dia 17 de setembro em São Paulo, a Federação Brasileira dos Bancos (Fenaban) apresentou como proposta para reajuste dos salários dos bancários o índice de 4,5%. Distante da reivindicação feita pelos bancários (12%), o índice foi recusado de pronto, já na apresentação

Fonte: Assessoria de Imprensa Sintec-TO