Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A Associação Brasileira de Odontologia - Seção Tocantins (ABO-TO) abraçou a idéia do programa "Adote um Jardim" realizado pela secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfsp) e firmou parceria junto à Prefeitura de Palmas. A empresa adotou a área verde localizada em frente a sua sede, localizada na quadra 602 Sul, Avenida LO 15, esquina com a Avenida NS 02.

Os trabalhos de jardinagem da área já estão em andamento. Após conclusão dos trabalhos na ABO-TO, será iniciado outro projeto do programa em parceria com a BWP Indústria Metalúrgica Construções, na APM 18 da quadra 912 Sul.

Vários projetos já foram realizados com sucesso na Capital, em parceiras com empresas como a Honda Veículos, Banco Real, Centro Oeste Distribuidora, entre outras.

A implantação do projeto em áreas comerciais tem intuito de promover a política ambiental do município de forma sustentável, valorizar o meio ambiente, melhorar o impacto visual junto às edificações, proporcionar à comunidade local melhor qualidade de vida e servir de modelo para que outros empresários busquem a parceria.

Programa

Qualquer empresa, organização não governamental (Ong), associação de bairro, escola, banco, comércio, indústria, sindicato, órgão público, bem como pessoas físicas, podem adotar áreas verdes. No programa "Adote um Jardim" as responsabilidades da execução do projeto ficam divididas entre a entidade interessada e a Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

A Prefeitura de Palmas disponibiliza as entidades parceiras a assistência técnica, a mão de obra para a montagem do sistema de irrigação e para a execução do projeto paisagístico, realiza o nivelamento da área, o preparo e a adubação do solo, faz o plantio das gramas e mudas de árvores, o plantio de canteiros com mudas ornamentais e a doação de mudas ornamentais para reposição nos canteiros.

Já a entidade fica incumbida da elaboração do projeto de dimensionamento, aquisição do sistema de irrigação, aquisição e instalação de blocos intertravados nas áreas destinadas a passarelas, aquisição e confecção da placa de parceira, aquisição dos bancos para assento, das lixeiras e luminárias, das mudas de árvores ou palmeiras não disponíveis no viveiro da Prefeitura, da manutenção das áreas ajardinadas e da reposição das mudas no canteiro.

As empresas interessadas podem procurar a Diretoria de Parques e Jardins na sede da Seinfsp, localizada na quadra 1.212 Sul, Avenida LO 27, Esquina com a Avenida NS 10.

Fonte: Ascop