Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação
  • Primeira-dama, prefeito e o secretário Joaquim Júnior

O Secretário Estadual da Juventude, Joaquim Júnior, participou em Barrolândia de uma aula inaugural do programa Juventude Cidadã. O evento reuniu dezenas de pessoas, entre pais e beneficiários do programa, no plenário da Câmara Municipal, na tarde desta sexta-feira, 25.

O secretário abriu as atividades do programa acompanhado pelo prefeito Cleidiomar José Ribeiro. Em seu discurso, Joaquim Júnior reafirmou a importância da participação expressa dos jovens. “Vocês devem enxergar esse programa não apenas como um complemento à renda, mas devem aproveitá-lo como ferramenta para o aumento da capacidade intelectual, colaborando assim com o seu futuro”, explicou Júnior.

Dona Maria de Jesus, mãe de um dos 25 beneficiados na cidade, estava presente no local e agradeceu a iniciativa da Sejuv- Secretaria Estadual da Juventude. “Nossos meninos precisavam disso, só assim eles não ficam sem fazer nada”, disse ela. Além desses jovens de Barrolândia, o Juventude Cidadã também beneficia outros 1.835 em 70 municípios.

O prefeito da cidade ressaltou em seu discurso que sempre refletiu a cerca de políticas públicas que beneficiam a juventude. “Acredito que incentivando o jovem a gente também incentiva o desenvolvimento do País”, completou.

O “Juventude Cidadã” é o segundo maior programa desenvolvido pelo Estado, perde apenas para o “Pioneiros Mirins”. Seu objetivo é preparar o jovem para servir como agente de transformação dentro de sua comunidade, para isso eles recebem noções de direitos humanos, cidadania e meio ambiente. Todo o conteúdo é desenvolvido utilizando métodos pedagógicos criados especificamente para o segmento.

Posteriormente, todos os participantes seguiram para uma visita ao Centro da Juventude/Telecentro Comunitário da cidade, que inicia suas atividades nesta segunda-feira. A obra, já inaugurada, é composta de 11 computadores ligados à internet via satélite de alta velocidade, mobiliário completo e kit multimídia. “Esse é um dos nossos principais projetos, nós sabemos que a inclusão digital é o primeiro passo para o mercado de trabalho”, ressaltou o secretário.

Fonte: Ascom Sejuv