Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Heber Fidelis

A cidade de Figueirópolis, localizada a 295 Km de Palmas, há muito espera por um novo fórum. O prédio atual é pequeno e inadequado para atender à demanda da Comarca. A partir de agora, com o lançamento pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Willamara Leila, na última terça-feira, 20, da pedra fundamental da construção do novo Fórum, o município se enche de esperança. “Esse é um dia que entrará para a história de Figueirópolis, pois é a primeira vez que a presidente do Tribunal de Justiça vem à nossa cidade não apenas para visitar, mas para anunciar obras”, disse o prefeito José Fontoura Primo.

Durante o evento, tamanha foi a alegria do município em receber o marco inicial das obras, que o prefeito José Fontoura solicitou à Câmara Municipal um projeto de lei para conceder à desembargadora Willamara Leila o Título de Cidadã Figueiropolina. Os servidores do judiciário também prestaram suas homenagens à presidente do TJ-TO.

A desembargadora Willamara Leila agradeceu as homenagens, garantindo que acompanhará de perto todas as etapas das obras. “A finalidade dos novos fóruns é uma excelente prestação jurisdicional ao povo aflito pela Justiça, e que precisa de nós”, destacou.

O deputado estadual Angelo Agnolin, mencionou, após assistir às maquetes eletrônicas do projeto arquitetônico dos fóruns e das unidades judiciárias, o comprometimento da gestão 2009/2011 com a sociedade. “Esta ação extensiva tornará o poder judiciário mais forte no interior. Isso demonstra a visão de líder e de gestora da atual presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Willamara Leila”, afirmou.

Para o juiz e diretor do fórum, Fabiano Gonçalves Marques, a obra trará benefícios aos servidores e à comunidade de Figueirópolis. “O novo Fórum é de fundamental importância para os nossos servidores e, por conseqüência, proporcionar uma prestação jurisdicional mais ágil”, frisou.

A servidora Francielma Coelho de Aguiar, que trabalha no Fórum há 15 anos, comemorou o lançamento das obras. Segundo ela, com o novo prédio haverá mais conforto para os servidores e, assim, mais satisfação para atender cada vez melhor ao cidadão.

Instalações

A Comarca de Figueirópolis é de 1ª entrância. Para a construção do novo fórum, a Prefeitura Municipal doou o lote de aproximadamente 3.438 m2 . O terreno é o mesmo onde hoje funciona o atual fórum, mas as novas instalações serão maiores. Terão 696 m2 de área construída, composta por um gabinete do juiz da comarca, com sala de audiência, cartório e recepção. Além disso, o novo prédio contará com almoxarifado, salas para Oficiais de Justiça, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arquivo, Cartório, Defensoria Pública, Protocolo e sala de audiências.

Conforme projeto arquitetônico desenvolvido pela Diretoria de Obras do TJ-TO, os novos prédios são padronizados e concebidos em módulos, a fim de facilitar a identificação por parte da comunidade e também facilitar a ampliação quando a comarca for elevada à outra entrância.

Fonte: Ascom TJ-TO