Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Comando do 1º Batalhão, através da Coordenação de Polícia Comunitária da Unidade, se reunirá nesta terça-feira, 10, a partir das 19h, com moradores da Quadra 1106 Sul, na churrascaria Tarumã, na avenida LO-27, para tratar sobre a segurança local e ainda sobre a reestruturação do CONSEG – Conselho Comunitária de Segurança. O 1º BPM possui sete Bases Comunitárias e este é o terceiro conselho de segurança que está sendo criado. Até o final do ano todas as Bases devem contar com o Conseg.

Há cerca de três meses comerciantes da LO-27, na 1106 Sul, reclamavam da grande quantidade de furtos que estavam acontecendo. O comerciante José Moacir Correia Machado chegou a colocar uma faixa em frente a sua loja pedindo providências.

Para ajudar a combater os furtos, o comando do 1º Batalhão disponibilizou uma viatura para fazer a ronda comercial naquele local, e o serviço funciona desde o final do mês de agosto. Na época, o comandante da Base, sub tenente Ribeiro fez uma reunião com os comerciantes para discutirem soluções para os problemas e colocou o número do celular da viatura à disposição de todos. Durante a ronda, os policiais visitam cada estabelecimento comercial pelo menos duas vezes ao dia. A integração entre PM e comunidade foi intensificada e senhor Moacir passou a ser um dos principais parceiros da Polícia Comunitária.

Esta semana a equipe do 1º Batalhão foi até aquela avenida e conversou com os proprietários de supermercado, farmácia, Casa de Carne, loja e moto taxistas. A equipe queria saber o que mudou depois de dois meses da implantação da ronda comercial. Para os comerciantes os furtos diminuíram. Eles também tomaram algumas providências preventivas. Num supermercado foram ampliadas as câmeras de segurança. Outros reforçaram as portas com grades e até segurança particular foi contratado.

A gerente de um supermercado informou que melhorou muito depois da ronda comercial. Depois disto não teve mais furto no estabelecimento comercial durante o dia, apesar de ter ocorrido um durante a madrugada. Ela também ressaltou que antes da ronda o infrator que era flagrado era levado para o escritório da empresa, causando riscos aos funcionários, já agora os policiais cuidam de tudo.

A supervisora de uma farmácia que já foi vítima de furto disse que depois da ronda não aconteceu mais nenhum. Disse ainda que os suspeitos que antes ficavam rondando o local também não são vistos mais, e quando aparece algum eles ligam para o celular da viatura e é feita a averiguação.

Fonte: Ascom Polícia Militar

Atualizada às 10h37 desta terça-feira, 10.