Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O IV Encontro de Apicultores de Palmas será realizado na próxima quarta-feira, dia 2 de dezembro, no auditório do Incra, na capital. O evento é uma promoção da Cooperativa de Apicultores de Palmas (COOAP), que pretende reunir os produtores palmenses para discutir os desafios e as oportunidades da atividade no Estado.

Segundo o presidente da COOAP, Antonildo Medeiros, o encontro debaterá a organização dos apicultores, estratégias para aumentar a produção e a comercialização do mel, e políticas públicas de fomento à atividade. A expectativa da organização é reunir os 80 apicultores da capital para avaliar estes temas e questões como sanidade e segurança ocupacional.

Medeiros destaca ainda que os projetos de fomento em desenvolvimento, como a instalação do entreposto e as capacitações dos agricultores familiares, vão impulsionar a atividade em Palmas, cuja produção anual é superior a 12 toneladas. “Temos incentivo para ampliar e comercializar a produção. Vamos reunir os apicultores para discutirmos os desafios e as oportunidades a fim de fortalecemos a apicultura”, afirma.

O encontro será realizado no horário das 8h30 às 17h30. A inscrição é gratuita e será efetuada no dia do evento. Mais informações nos telefones (63) 3224-2401 ou 9221-0538.

Programação

8h30 - Abertura

9h - Ações estaduais para o desenvolvimento da apicultura tocantinense

10h15 - A importância do plano de desenvolvimento regional sustentável (DRS) para a apicultura em Palmas e no estado

11h15 - Segurança de trabalho para a apicultura

14hPolíticas públicas do MDA para o fortalecimento da agricultura familiar

14h50 - Compra Direta Local: dúvidas e esclarecimentos ao apicultor

16h - Sanidade Apícola

16h50 - Momento do Apicultor: debate sobre as palestras

17h30 - Encerramento