Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco), José Moacyr Malvino Pereira, pretende entrar com uma ação contra o jornalista Boris Casoy. O apresentador do Jornal da Band, sem perceber que o microfone estava aberto, fez uma declaração infeliz sobre o trabalho dos garis. A informação é do Comunique-se.

Casoy tem sido criticado desde o dia 31 dezembro, quando ainda durante a exibição da vinheta do jornal afirmou: "Que merda, dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. Dois lixeiros... O mais baixo da escala de trabalho". No dia seguinte, no mesmo jornal, o apresentador pediu desculpas pela atitude. "Ontem durante o intervalo do Jornal da Band, num vazamento de áudio, eu disse uma frase infeliz, por isso quero pedir profundas desculpas aos garis e aos telespectadores do Jornal da Band", disse.

Na segunda-feira (04/01), o sindicato entregou na TV Bandeirantes uma carta de repúdio a Boris Casoy. "Não aceitamos as desculpas do apresentador, que foram meramente formais ao ser pego ao manifestar o que pensa e que, infelizmente, reforça o preconceito de vários setores da sociedade contra os trabalhadores garis e varredores."

Em uma nota oficial no site do sindicato, a entidade também criticou o desmerecimento do trabalho dos garis. "Lamentavelmente, Casoy demonstrou não dar valor ao importante serviço prestado por nossos trabalhadores, humilhando-os publicamente. Ele esqueceu-se que limpeza significa saúde pública e, se nossos 'lixeiros no alto de suas vassouras' não cuidassem da nossa cidade, certamente viveríamos no caos. Com certeza, podemos viver sem notícias, mas não sem limpeza", diz a nota.

Em seu blog, a colunista da rádio BandNews, Barbara Gancia, defendeu o apresentador. "O microfone estava aberto quando não deveria estar. O apresentador do Jornal da Band disse o que disse sobre os garis para a sua equipe, não para o público nem em público. Pelo que entendi, ele não aprovou a escolha dos personagens usados em uma matéria de Boas Festas. Quem não sabe o que é colocar um programa de TV ao vivo no ar pode ter a opinião que quiser", afirmou.

Assista ao vídeo abaixo (link do YouTube), que mostra o jornalista expressar seu preconceito de classe contra quem ele considera “o mais baixo da escala do trabalho”.

http://www.youtube.com/watch?v=f_E4j7vi3js

E assista ainda ao pedido de desculpas de Boris Casoy no jornal do dia 1o de janeiro:

http://www.youtube.com/watch?v=Gq3gM9KWOBg

Da redação com informações Consultor Jurídico