Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Núbio Brito

Estudantes de dois estados brasileiros estão em Aliança do Tocantins, desde o último domingo, dia 24, realizando a Operação Centro-Nordeste do Projeto Rondon. Durante 15 dias professores universitários e estudantes da Universidade de Tuiuti do Paraná e do Instituto Federal Minas Gerais de Bambuí, estarão prestando trabalho voluntário junto à comunidade.

A abertura da Operação aconteceu na manhã de ontem, segunda-feira, 25, com visitas em Colégios, APAE, Sistema de Tratamento de Água, Ginásio de Esportes e Postos de Saúde. Na parte da tarde, os rondonistas se reuniram com apoiadores de vários segmentos da comunidade aliancense para formatarem o cronograma de atividades. Neste encontro definiram as primeiras atividades para quarta-feira (27/Jan): No período da manhã acontecerão as oficinas: Crescimento pessoal e profissional; Trabalhando com a voz e Dieta alimentar, além da palestra, Recuperação e Manutenção de Áreas de Preservação Permanente (APP’S). À tarde, Mini cursos de Noções básicas de Informática e Criação de Abelhas sem Ferrão; palestras sobre Capacitação de recursos e financiamento de projetos e Educação financeira. À noite, será realizada uma oficina sobre Projeto de Vida e as palestras: Direitos da Mulher (Lei Maria da Penha) e Cooperativismo e Associativismo.

À noite dezenas de aliancenses foram à praça pública, conhecer as propostas da Operação do Projeto Rondon, através dos professores e universitários rondonistas. Os jovens visitantes brincaram com as crianças, tiraram fotos e até discursaram em clima de alegria e harmonia. “Foi interessante saber que eles estão aqui, voluntariamente, trazendo experiências novas à nossa comunidade, certamente, estarei aproveitando essa oportunidade fazendo umas das oficinas programadas”, concluiu Nelson Negão, acadêmico de Educação Física.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Aliança