Polí­tica

Foto: Divulgação Donizeti Nogueira, presidente do PT, pronuncia-se no seminário Donizeti Nogueira, presidente do PT, pronuncia-se no seminário
  • Vereador Claúdio Santana (PMDB)
  • Vereador Claúdio Santana (PMDB)

O seminário Plano de Desenvolvimento para o Tocantins, realizado pelo Partido dos Trabalhadores, reuniu em Araguatins, na região norte do Tocantins, lideranças comunitárias e autoridades dos municípios de Axixá do Tocantins, Sampaio, Augustinópolis, São Miguel, Buriti, São Bento, Riachinho, Luzinópolis, Nazaré, Tocantinópolis, Praia Norte, Ananás, Carrasco Bonito, São Sebastião, Angico, Esperantina e Sítio Novo. O prefeito de Axixá do Tocantins, Rudiard Brito (PT) e os vereadores de Araguatins, Claudio Santana, Gleides, Nemésio Parentes e Serginho do Chargas prestigiaram abertura do evento.

Como em Araguaina o presidente do PT, Donizeti Nogueira chamou os militantes para criar um movimento forte em torno da pré-candidatura de Raul Filho (PT) ao governo do Estado. Para Nogueira existe um sentimento de mudança entre os tocantinenses e cabe aos militantes convencer que Raul é melhor alternativa.

Já o vereador de Araguatins, Cláudio Santana, do PMDB, no ato representando o prefeito Rocha Miranda (PMDB), elogiou a administração do prefeito Raul em Palmas e disse que espera que o PMDB estadual se espelhe na direção nacional, que já declarou apoio a Dilma Rosseuff e apóie no Tocantins a pré-candidatura de Raul Filho ao governo do Estado. .

O professor Franscivaldo de Praia Norte, também destacou que a defesa do nome de Raul como pré-candidato a governador do Estado, está sustentada nas políticas públicas que estão em execução em Palmas. “Eu estive em Palmas e pude conhecer a política educacional que está em execução, uma política que respeita a comunidade escolar e é disso que o Tocantins precisa,” acrescentando que deseja ver a implantação da Escola de Tempo Integral em todos os municípios.

O pré-candidato a governador Raul Filho afirmou que tem disposição para estar viajando o Estado para debater o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social para o Tocantins. “O PT é um partido de militante e estaremos em sala, auditório ou embaixo de uma mangueira construindo esta proposta”, disse, referirindo-se ao local em que aconteceu a abertura do seminário em Araguatins, no pátio da Escola Municipal Nair Duarte debaixo de uma mangueira.

Freitas presidente do PT em Araguatins, Dona Raimunda, quebradeira de coco, Carlinho Furlan e Donizeti Nogueira, petistas filiados a legenda desde a década de 80, também fizeram referência ao local de abertura, ao relembrar o tempo em que junto com Padre Josimo ajudaram a construir o PT e organizar os trabalhadores rurais na região do Bico do Papagaio.

Acompanha o pré-candidato a governador Raul Filho, além de uma equipe de militantes de diversas áreas de conhecimento, o prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto, os ex-deputados federais Paulo Mourão e Darci Coelho, o vereador Ivory Lira, Amália Santana, Leontino Pereira, delegado do MDA, o ex-superintendente da Caixa Econômica Federal, José Messias e a Secretária de Desenvolvimento Social Maria Helena Brito Miranda.