Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins informa nesta terça-feira, 09, que o Inquérito Administrativo aberto para apurar os fatos da navegação sobre o acidente no Lago de Lajeado em 16 de fevereiro, que vitimou o ator e comediante Arnaud Rodrigues e o funcionário público municipal, Francisco Ribeiro da Silva, continua em andamento.

No momento, segundo a capitania, o inquérito se encontra na fase das oitivas, ou seja, ouvir e registrar, formalizando o relato das testemunhas. A causa determinante do acidente só será possível apontar após o encerramento do inquérito.

As condições adversas do tempo no momento do acidente, a imperícia ou negligência do condutor, são exemplos de causas de acidentes, dentre outros.

O prazo para condução do inquérito é compatível com a necessidade de se apurar com detalhes o que de fato aconteceu, segundo a Capitania Araguaia-Tocantins. Se necessário for, as testemunhas já ouvidas poderão ser convidadas a prestarem novos esclarecimentos posteriormente, até que se tenha a convicção dos fatos.

Durante o inquérito, uma das questões que são apuradas é se o condutor tinha ou não habilitação. Isso pode ser confirmado através da verificação em Sistemas informatizados (SISAMA ou SISAQUA). No entanto, existe ainda um curso de formação de pilotos cujo cadastro a Marinha não possui informatizado, demandando maior tempo para verificação em registros impressos a existência ou não desta habilitação.

Quanto à retirada da embarcação do lago, cabe ao proprietário da embarcação fazê-lo, segundo a capitania.