Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Aplicação de flúor é ofertada no Ceste Usina Social Aplicação de flúor é ofertada no Ceste Usina Social
  • Brincando, jovens aprendem sobre produção de energia elétrica na UHE Estreito

Os moradores de Tupiratins, no Estado do Tocantins, atenderam ao convite do Consórcio Estreito Energia (Ceste) e participaram ativamente do Ceste Usina Social, realizado no Colégio Municipal Dom Bosco, ocorrido no último sábado, 13. Ali, entre as 8h e 17h foram contabilizados 11.201 atendimentos nas áreas de educação, saúde, lazer, cultura e responsabilidade social. A abertura oficial do evento contou com a participação de representantes do Ceste, do Serviço Social da Indústria (SESI-TO), do prefeito em exercício de Tupiratins, Mauro de Sousa; do secretário de Finanças do município, Francisco Assis; do Presidente da Câmara Municipal, William de Sousa e dos vereadores José da Guia, Eduardo Florença e Mazolene Martins.

Durante boa parte da manhã, Antônio Pereira da Silva esteve com os seus três filhos participando do Ceste Usina Social. Ele aproveitou a oportunidade para tirar o CPF das crianças e também fazer aplicação de flúor em cada um. “Eventos como este são muito importantes, principalmente para nossa cidade que tem muita gente carente e precisa desse tipo de benefício. As crianças se divertem muito e ainda ganham brindes”, opinou Antônio Pereira.

Nesta edição do projeto, em Tupiratins, apenas o serviço de emissão da carteira de identidade não foi disponibilizado aos moradores devido à greve dos funcionários públicos. “Estamos na expectativa para que essa situação se resolva e, assim, possamos voltar a ofertar esse serviço na próxima edição a ser realizada em Itapiratins”, explicou a analista de projetos do Ceste, Carolina Simari, lembrando que os serviços de emissão de Carteira de Trabalho e CPF foram realizados normalmente.

Morador do Projeto de Assentamento Remansinho, o senhor Luis Antônio Melo levou cinco dos seus seis filhos para participar das atividades ofertadas no Ceste Usina Social. “Aproveitei para vir logo tirar a documentação deles, porque aqui é mais fácil. Você tira foto, cópia dos documentos sem pagar nada e o atendimento é de primeira”, comentou.

A gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, diz que cada Ceste Usina Social realizado tem se mostrado uma excelente oportunidade de exercício de cidadania. “Ficamos muito satisfeitos de vermos as pessoas buscando a emissão de seus documentos pessoais ou mesmo aplicação de flúor, práticas tão comuns para nós, mas que ainda não estão acessíveis para muitos brasileiros. Esta é uma ação realizada pelo Ceste que, particularmente, nos deixa muito feliz com os resultados obtidos”, relata Cassandra.

Aprendizado

Crianças e adolescentes têm recebido atenção especial no Ceste Usina Social. Nas salas de brinquedos lúdicos, oficina de reciclagem e Sala Ceste, eles recebem atenção redobrada das equipes de educadores e mobilizadores sociais.

Na Sala Ceste, equipada com TV e DVD, os visitantes se deparam com formas diferentes de aprender sobre a importância e a geração de energia. Junto com outros dois amigos, Paulo Henrique, 16, e Tomás Almeida, 14, tentavam ali montar um quebra-cabeças gigante, onde a imagem formada no final apresenta o funcionamento de uma usina hidrelétrica.

“Essa é uma maneira muito legal de aprendermos sobre a Usina de Estreito”, disse Paulo Henrique. “Deu pra perceber que o trabalho é muito importante para todos”, completou Tomás Almeida, referindo-se à necessidade de geração de energia no Brasil.

Ainda na Sala Ceste, um grupo de crianças ensaiava uma encenação a ser apresentada no palco: a geração de energia. Divididos em grupos com coletes azul, cinza e amarelo, em cima do palco os meninos e meninas revelaram ao público como a energia é gerada.

Feliz com o bonequinho que aprendera a fazer na oficina de reciclagem, Eliseu Pereira dos Santos, 9, circulava pelos corredores do Colégio Dom Bosco exibindo a sua “obra de arte”. A sua mãe, Deusanira Pereira dos Santos, estava orgulhosa do feito de um dos oito filhos.

“É muito bom ter eventos assim, porque se tem a chance de aprender muita coisa. Agora, tenho certeza que ele (Eliseu) vai fazer mais bonequinhos para se divertir. Ao mesmo tempo, vamos contribuir com o meio ambiente, evitando jogar no lixo as garrafinhas e tampinhas plásticas”, disse a dona de casa, que aproveitou para tirar sua Carteira de Trabalho e o CPF dos filhos.

Copa Ceste e Cursos

Durante esta semana, a programação do Ceste Usina Social continua em Tupiratins com a realização dos cursos de administração empresarial, empreendedorismo voltado para mulheres, empreendedorismo rural, técnicas de vendas, noções de finanças e Cozinha Brasil.

Paralelo aos cursos ocorrerá a 11ª Copa Ceste de Futsal, que na cidade tocantina reuniu 12 equipes. O torneio foi iniciado nesta segunda-feira, 15.

No próximo sábado 20, o Ceste Usina Social tem como palco o município de Itapiratins (TO).