Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rafael Carvalho

O secretário de Representação em exercício, Evandro Campelo, representou o governador Carlos Henrique Gaguim, nesta quarta-feira, 5, no Senado Federal, em Brasília, na cerimônia de premiação dos prefeitos das cem cidades mais sustentáveis do país. Organizada pela ANPV - Associação dos Prefeitos e Vice-Prefeitos, a certificação é destinada aos gestores municipais que se destacaram em projetos administrativos e sócio-ambientais, além de personalidades de destaque nacional e regional. Sete municípios tocantinenses foram selecionados.

Para o secretário, esse reconhecimento é fundamental, porque promove a interação entre o Governo Federal e os municípios, além de levar desenvolvimento às cidades. Entretanto, Evandro Campelo lembra que ainda falta celeridade no processo, devido à burocracia enfrentada pelos prefeitos. “Há muita burocracia na liberação das emendas, os municípios necessitam de maior agilidade”, frisou. Essa afirmação também foi defendida pela senadora Ceres Cesarenko, que compôs a mesa dos trabalhos de premiação.

No Tocantins, foram premiados os municípios de Aragominas, Formoso do Araguaia, Itacajá, Monte Santo, Peixe, Porto Nacional e Riachinho. O comitê técnico considerou alguns fatores na seleção, tais como: empreendedorismo do prefeito, redução de desperdício, combate à burocracia, cumprimento de metas da Saúde e Educação, responsabilidade fiscal, além do domínio de medidas que demonstrem sensibilidade social. A pesquisa para a escolha dos vencedores envolveu também grupos formadores de opinião, os meios de comunicação, entre outros.

Fonte: Secom