Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O prefeito de Palmas, Raul Filho, e o presidente da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Silvio Cunha, participam nesta sexta-feira, 18, no Rio de Janeiro, do lançamento do Vida no Trânsito da Fundação Bloomberg, Projeto mundial pelo qual o Brasil foi um dos países selecionados, sendo Palmas uma das capitais beneficiadas. O evento será realizado às 10h, no auditório Pinheiro Machado, em Laranjeiras.

Também devem participar da solenidade o ministro da saúde, José Gomes Temporão, os prefeitos de Campo Grande-MS, Nelson Trad Filho, de Belo Horizonte-MG, Márcio Lacerda, Teresina-PI, Elmano Férrer e Curitiba- PR, Luciano Ducci, que também foram selecionadas pelo Vida no Trânstito. Na ocasião será assinado o termo de adesão ao Projeto.

O Projeto

O “Vida no Trânsito” visa a realização de ações que previnam a ocorrência de lesões e mortes no trânsito até 2015. Também é esperado o aumento da capacidade de avaliação de ações preventivas adotadas no país. O projeto funcionará como piloto e beneficiará cidades selecionadas pelo Governo Federal.

A seleção dos municípios teve como base critérios, como a incidência de lesões e morte no tráfego urbano; fatores de risco, como consumo de álcool antes de dirigir; precariedade da infraestrutura urbana, como a falta de faixas de pedestre; e a existência de programas de prevenção de acidentes de trânsito, dentre outros.

Além disso, os municípios devem dar prioridade política às ações de prevenção e ter capacidade técnica e operacional para o desenvolvimento das ações. O projeto terá duas etapas, sendo que a primeira começa este ano e se estende até 2012.

Palmas foi visitada no início de maio, por uma equipe interministerial. Na ocasião foi firmado o pacto político para que a Capital recebesse o Projeto, através do qual a Capital receberá consultoria para a realização de ações que visem a prevenção de acidentes no trânsito.

Além do Brasil, o Projeto Bloomberg para Segurança no Trânsito está sendo desenvolvido em outros nove países: Rússia, Turquia, China, Egito, Índia, Camboja, Quênia, México e Vietnã.

Fonte: Ascop