Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sesi Gurupi sedia no sábado, 26, a Exposição Nacional de Cães de Raça do Estado do Tocantins, promovida pelo Tocantins Kennel Clube – ToKC, a partir de 8 da manhã. O evento faz parte do circuito nacional e o objetivo é expor cães de todas as raças para difundir a cinofilia (“esporte” dos cinófilos que consiste em participar de certames específicos, relativos à raças caninas das diferentes nações, e à formação de associações) e selecionar os melhores exemplares.

A exposição premia os melhores cães, de acordo com o Padrão Oficial de cada raça, adotado pela Confederação Brasileira de Conofilia (CBKC) e Federation Cynologique Internationale (FCI). Os animais serão observados por quatro árbitros (01 de São Paulo, 01 de Goiás, 01 do Distrito Federal e 01 do Rio de Janeiro) que avaliam o padrão racial de cada cão, temperamento, pelagem, formando o conjunto do padrão ideal e exigido. Cerca de 120 cães de 45 raças participam da exposição que reúne cães do Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.

Os vencedores recebem medalhas, troféus e brindes como premiação, além de pontuação para o ranking nacional. Para as classes inicial, filhote e jovem será premiado o 1º lugar da categoria. Na classe adulta serão premiados os cães de 1º a 4º lugar.

“É uma ótima opção para quem quer passear e conhecer novas raças de cães”, destaca Salviano Martins, gerente do Sesi Gurupi, que ainda acrescenta que as exposições, além de serem fundamentais para manter o padrão das raças e sua preservação, são eventos culturais que promovem novos conhecimentos e integração.

O evento é tradicional e acontece no Tocantins desde 1993 (em Palmas e Araguaina). Gurupi sedia o evento pela segunda vez. De acordo com Lúcia Pompeu, presidente do Tocantins Kennel Clube, o evento, no ano passado, superou as expectativas com a inscrição de 100 cães e a presença de um público de 200 pessoas. A exposição será aberta ao público com entrada franca.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesi