Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O candidato a deputado federal Donizeti Nogueira (PT), presidente licenciado do Partido dos Trabalhadores iniciou sua agenda de campanha. O petista realizou nesta quinta-feira, 8,  uma reunião de planejamento eleitoral no auditório do Hotel Turim. Nesta sexta-feira,  9, estará em Ananás, onde participa de uma reunião na residência da liderança política Marinalva Borges. Depois segue para Luzinópolis, onde se encontrará com o vice-prefeito Arimatéia e mais tarde com lideranças em Santa Terezinha. À tarde, às 17h estará com o prefeito Julio César em Couto Magalhães.

De acordo com o candidato, a agenda tem como objetivo estruturar a campanha no Estado, além de debater com os militantes, vereadores e lideranças as propostas do plano de ação, para o mandato a deputado federal. “Estamos trabalhando para reeleger o projeto nacional, com Dilma na Presidência, Gaguim Governador, além de eleger uma bancada de deputados federais e senadores afinados com o presidente Lula”, afirma Donizeti, acrescentando que a eleição de Marcelo Miranda e Paulo Mourão é fundamental para o desenvolvimento do Tocantins.

Biografia

O administrador Donizeti do PT iniciou sua militância no movimento da juventude de igreja. Nos anos 80 aos 24 anos mudou-se para Gurupi para trabalhar como Supervisor de Venda. Lá conciliou o trabalho profissional com a militância no movimento cultural e político. Filiou-se ao PT em 1983 e seis anos depois, foi eleito o primeiro Presidente do Diretório do PT de Gurupi e com a criação do Estado do Tocantins, integrou a 1ª Comissão Provisória do Partido, momento (1988) em que se candidatou a deputado federal. Em 1989 Donizeti foi eleito o 1º Presidente Estadual do PT.

Nos anos 90 coordenou a Caravana da Cidadania (1994), realizada pelo atual Presidente Lula. Foi também candidato a deputado estadual (1990) e a Senador da República (1994).

No início da década de 2000, formou-se em Administração na Unitins – Universidade do Tocantins. Nesta época, participou do movimento estudantil SOS Unitins, que resultou na federalização e conseqüentemente na implantação da UFT - Universidade Federal do Tocantins.

Como Secretário Geral do PT, coordenou campanhas do Partido, com destaque para as campanhas vitoriosas do Presidente Lula (2002) e do petista Raul Filho (2004). Em 2005 assumiu a Secretaria Municipal de Governo, oportunidade em que implantou o programa Prefeitura nos Bairros, que descentralizou os serviços da gestão e atendeu mais de 150 mil palmenses em cinco anos.

Assumiu também a Secretaria de Orçamento Participativo e Programas Especiais, onde atuou como elo entre Governo Municipal e Federal, através do Escritório de Representação da prefeitura de Palmas em Brasília. Em conjunto com uma equipe de técnicos coordenou à captação de recursos, não só para a capital, mas para outros municípios do Tocantins. Na articulação comunitária apoiou diversos eventos ligados aos movimentos sociais. E oportunizou a cerimônia do Casamento Comunitário para mais de 700 casais.

Atualmente é presidente reeleito do PT, a frente da Gestão tem se destacado ao realizar em conjunto com os militantes, uma gestão próxima das bases, participativa, democrática e atuante.

Fonte: Assessoria de Imprensa Donizeti Nogueira