Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Para prevenir doenças típicas do mês de julho, época de praias nos rios do Tocantins, a Unimed Palmas e a Farmácia Unimed realizam, neste domingo, uma ação na Praia do Prata. Numa tenda montada na areia, profissionais de saúde vão orientar sobre desidratação, nutrição, malária, doenças sexualmente transmissíveis e de pele, provocadas pelo sol. Durante toda a manhã terá distribuição de filtro solar, repelentes, panfletos e outros materiais educativos. Um médico dermatologista também estará atendendo a população de graça, a partir das 9 horas, tirando dúvidas sobre o câncer e outras doenças.

Essa é a terceira edição dessa ação, o Projeto Dia D nas Praias. No ano passado, foram distribuídos sete mil kits com cartilhas, protetor solar, repelentes, porta latinhas (para incentivar a hidratação) e sacos de lixo. Nos dias em que estiveram na praia os profissionais encontraram pessoas, principalmente, crianças expostas ao sol sem qualquer tipo de proteção como filtro solar, boné e óculos.

Câncer de Pele

Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, teremos os diferentes tipos de câncer. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares.

É mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar acumulativa durante a vida. Estudos recentes revelam que a proteção ao sol na infância e adolescência reduz significativamente os riscos de câncer de pele. Sabe-se que cerca de 80% de toda radiação solar que recebemos durante toda a vida se concentra nos primeiros 18 anos de idade.

A recomendação para uso de protetores solares é que seja a partir dos seis meses de idade. Antes disso a criança não deve se expor diretamente ao sol sem a proteção de roupas e chapéu. (www.sbd.org.br)

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Unimed

Tags: Palmas, Unimed