Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Sherlyton Ribeiro

Foto: Sherlyton Ribeiro

Líder das quebradeiras de coco e conhecida internacionalmente por sua luta pelo desenvolvimento de uma das regiões mais carentes do Tocantins, o Bico do Papagaio (extremo-norte), Dona Raimunda reuniu-se com o governador e candidato à reeleição pela Coligação Força do Povo, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), para reforçar e mais uma vez tornar público o seu apoio ao candidato. O encontro se deu em Axixá, onde o Gaguim cumpriu agenda na quarta-feira, 21.

A credibilidade depositada em Gaguim, de acordo com a líder, está ligada à postura transparente com que o governador conduz o Estado e à forma humilde de se relacionar com o povo. “Ele não tem aquele orgulho. Ele é da população. Eu acredito nele”, disse Dona Raimunda. Segunda ela, o candidato é de fácil acesso e nunca se negou em atender as demandas apresentadas por ela. “Gaguim já esteve em minha comunidade para conhecer de perto a realidade e sempre nos concedeu as audiências que solicitei, antes mesmo dele ser candidato”, ressaltou.

Conhecedora dos problemas da região do Bico do Papagaio, Dona Raimunda apontou que a comunidade precisa de mais investimentos em saneamento, estradas, escolas e saúde. “Sei que Gaguim trará tudo isso para nós”, destacou. Como exemplo, a líder citou a dedicação do governador em priorizar e elevar a qualidade da educação no Tocantins. “Gaguim é de origem humilde, e assim como nós, acredita que somente pela educação o Tocantins poderá se desenvolver em todos os setores.”

Expectativas

Com relação às suas expectativas ao governo de Gaguim, a líder aproveitou para falar da importância da manutenção do diálogo entre Governo e entidades ligadas aos diversos movimentos sociais. Dona Raimunda comentou que nas comunidades daquela região existem pessoas que só conseguem viver quando quebram um quilo de coco. “Precisamos criar pequenas empresas e gerar empregos, aproveitando a capacidade desse pessoal, para que possam se empregar e ter a sua alimentação. E Gaguim é sensível com a nossa causa e tenho certeza que ele criará condições mais dignas de trabalho para nós.”

Apoio de Lula

Dona Raimunda aproveitou a ocasião para falar do apoio do presidente Lula e da candidata Dilma Rousseff à reeleição de Carlos Gaguim. “O presidente acredita nele e aqui no Tocantins Lula apoia Gaguim e Dilma também, e tenho certeza que o governador não irá nos decepcionar”, disse.

“É uma satisfação muito grande para nós o apoio de Dona Raimunda e do Bico do Papagaio, uma região que por muitos anos foi esquecida pelo poder público, mas que se bem governada pode gerar desenvolvimento; vamos trazer indústrias para cá, mais educação, ocupação para nossos jovens, para que o Bico seja lembrado como uma região pronta para o futuro”, frisou Gaguim.

A líder afirmou que está pronta, juntamente com as suas companheiras, para ajudar a reeleger Gaguim. “Vamos eleger os deputados estaduais, federais e os senadores. E quando Gaguim ganhar que ele faça um bom trabalho e proteja nossa população”, concluiu Dona Raimunda.

Fonte: Assessoria de Imprensa Força do Povo