Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Crianças assistem o infantil Happy Feet o pinguim Crianças assistem o infantil Happy Feet o pinguim

O projeto de cinema itinerante, Cine Ceste, promovido pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste) e que visa levar lazer, entretenimento e cultura aos municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito, foi iniciado com sucesso de público no município de Darcinópolis (TO). Durante um dia inteiro, crianças, jovens e adultos assistiram a sessões gratuitas no Cinetransformer, um caminhão dotado de toda estrutura de um bom cinema com capacidade para acomodar 92 pessoas, além de balcão para distribuição de pipoca e refrigerante e dois banheiros.

O projeto está sendo executado por meio da Cepar Cultural, empresa de assessoria cultural, em parceria com as prefeituras municipais, por meio das secretarias de Educação e Cultura e, durante a primeira realização em Darcinópolis, resultou em alegria, diversão e elogios. “Grande parte da população nunca teve acesso a uma sala de cinema, que é perfeitamente reproduzida por essa estrutura. É lazer, cultura e informação que o Ceste proporciona com esse projeto”, agradeceu a vice-prefeita do município, Adélia Belas do Vale.

Já para a dona de casa, Josilene Barbosa, que levou a filha de seis anos para uma sessão infantil, a experiência vai ficar marcada em suas vidas. “É a primeira vez que vemos algo assim, me diverti tanto quanto minha filha, espero que o cinema volte mais vezes”, disse.

O Cine Ceste apresentou em Darcinópolis, durante a primeira sessão às 10h, o infantil “Happy Feet: O Pinguim”. Às 12h, entrou em cena “Ratatouille”; 14h, “Alvim e os Esquilos 2”; 16h “Transformers 2” e às 18h, encerrando a programação do dia, o nacional “Cristina quer casar”.

Para a gerente de Projetos Econômicos, Cassandra Gelsomino Molisani, o projeto teve a resposta esperada já no início de suas atividades. “É gratificante ver a alegria das pessoas. Tivemos lotação máxima em todas as sessões o que comprova o sucesso deste projeto que é mais uma ação de cunho social e de valorização cultural promovida pelo Ceste”, ressaltou.

Neste próximo final de semana, o Cine Ceste chega ao município de Estreito onde leva a magia da sétima arte, para a população. Na lista de filmes, sucessos do cinema para todas as idades com: “Cristina quer casar”, “Ratatouille”, “Happy Feet: O Pinguim”, “Transformers 2”, “A Batalha dos Vegetais”, “X-Men Origens: Volverine”, “Alvim e os Esquilos 2” e “Exterminador do Futuro – A Salvação”.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito