Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Em Paraíso do Tocantins na noite de ontem, sexta-feira, 13, durante a inauguração do comitê do deputado estadual e candidato a reeleição Osires Damaso (DEM), Siqueira Campos (PSDB), e Moisés Avelino (PMDB) marcaram presença.

Enquanto Avelino proferiu discurso inflamado, Siqueira falou de sua obstinação e sua experiência como gestor público, inclusive na captação de recursos no exterior. Como exemplo, Siqueira citou a construção da ponte que liga Palmas a Paraíso do Tocantins, inaugurada em 2002, com mais de oito quilômetros de extensão.

“Quando eu anunciei que iria construir a ponte sobre o lago, disseram: o Siqueira não vai fazer essa ponte, não dá conta de fazer uma obra dessa, não tem dinheiro pra isso. Fui buscar financiamento na Inglaterra e fiz a ponte”, disse. “Ai, quando a ponte estava em construção, diziam: agora o Siqueira vai entregar a ponte pra uma empresa e vai cobrar pedágio. Estavam errados novamente”, disse o candidato.

“A ponte está aí, e para construí-la fiz um estudo da viabilidade, da capacidade de recurso do Estado e do volume de tráfego, para saber se a obra era viável. Hoje, vim a Paraíso e, durante a viagem, fiquei observando a movimentação do trânsito, caminhões carregados, muitos carros, um tráfego intenso. Pensei: como a ponte é útil para esse Estado e para o país!”, disse Siqueira, avaliando a importância da obra.

Em seu discurso, Siqueira ainda lembrou que, como a ponte, muitas grandes obras de infra-estrutura virão em seu eventual futuro governo, mas também muitas obras e ações sociais. “Tenho metas arrojadas que irão compor o plano de governo, tenho metas especificas para Paraíso do Tocantins”, completou.

Discurso inflamado

Em discurso inflamado, o deputado federal e candidato a reeleição Moisés Avelino (PMDB), falou que "o Tocantins não pode continuar nas mãos de um inconsequente e descompromissado como o governador candidato a reeleição", disse.

"O crack toma conta das nossas cidades, se vocês forem bem cedo ao meu escritório aqui em Paraíso poderão ver as latinhas de refrigerante e cerveja usadas para o fumo do crack. Nossos jovens estão jogados às ruas porque não tem perspectiva, não tem esperança de futuro. As famílias tocantinenses não tem proteção do governo", enfatizou Avelino.

Avelino é ex-prefeito de Paraíso e ex-governador do Estado, apoia a eleição do ex-governador Siqueira Campos em detrimento do candidato de seu partido Carlos Gaguim, que busca a reeleição. Ele foi bastante aplaudido durante seu discurso.

Avelino começou falando sobre a preocupação de seus eleitores com sua presença no palanque da coligação Tocantins Levado a Sério (TLS). “Quero dizer para essas pessoas que estão entre essa multidão, aos senhores e senhoras, que não precisa se preocupar com isso, pois não há outro palanque para eu subir senão este, onde está o único homem capaz de reerguer esse Estado”, disse Avelino, em referência a Siqueira.

Avelino falou também da adversidade que existiu entre ele e Siqueira Campos, lembrando que nunca houve das duas partes, ataques pessoais entre eles.

Participaram do evento também os candidatos ao Senado, João Ribeiro e Vicentinho Alves, e muitos candidatos a deputado federal, como professora Dorinha Seabra (DEM), Otoniel Andrade (PR) e Irajá Abreu (DEM).

Damaso e Ribeiro

Antes da abertura do seu escritório, o candidato dos democratas, Osires Damaso, promoveu uma caminhada por mais de 30 quarteirões, reunindo centenas de pessoas. “Foi quase uma romaria de tão emocionante”, testemunhou Shirley Medeiros, primeira suplente dos Democratas na Assembleia Legislativa, uma das muitas lideranças políticas presente. Ainda segundo ela, tinha gente de Cristalândia, Divinópolis, Marianópolis, Pedro Afonso, Nova Rosalândia, Pium e outros municípios próximos.

O senador João Ribeiro, que também busca a reeleição, parabenizou o deputado Damaso pela sua carreira política e reafirmou a força da coligação TLS composta por políticos do DEM, PSDB, PR, PTB, PV, PSC, PRTB, PTN, PMN, PTC, PT do B e PRB.

“Temos o melhor quadro de políticos, temos a experiência e a sabedoria do ex-governador Siqueira Campos, uma folha de serviço e bons resultados para o Estado, enfim, a melhor opção para o eleitor no próximo 03 de outubro. Estou certo que ganharemos o governo, as duas cadeiras no Senado Federal e ainda faremos a maior parte dos deputados estaduais e federais”, previu Ribeiro.

Da redação com informações Assessoria de Imprensa Siqueira Campos