Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Letras de Luz, projeto de incentivo à leitura da Fundação Victor Civita realizado com patrocínio da EDP e apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e do Instituto EDP, dá continuidade ao seu calendário de atividades das oficinas de leitura, doações de obras literárias e apresentações teatrais. As próximas cidades que serão contempladas pelo projeto são: Porto Nacional, Palmas, Miracema e Lajeado.

Em Porto Nacional, as atividades começarão na manhã do dia 25, com uma oficina de leitura. No final da tarde, acontecerá a cerimônia de entrega dos acervos e a apresentação da peça de teatro O Enfermeiro, de Machado de Assis.

Ao todo, quatro bibliotecas receberão um acervo de 166 títulos: a Biblioteca Municipal Eli Brasiliense, de Porto Nacional; a Biblioteca Municipal de Lajeado, em Lajeado; a Biblioteca Municipal de Taquaralto, em Palmas; e a Biblioteca Municipal Sofia Maranhão Vasconcelos, de Miracema. A seleção dos títulos do acervo literário foi feita por educadores do projeto Letras de Luz, a partir do levantamento das obras já disponíveis na biblioteca.

Os livros doados estão relacionadas às atividades desenvolvidas pelo projeto e são de autores renomados como Machado de Assis, Julio Verne e Regina Machado.

O acervo atende ao interesse de diferentes faixas-etárias, convidando a comunidade infantil, infanto-juvenil e adulta a freqüentar o espaço de leitura. Como parte do projeto, Palmas também receberá no dia 26 uma oficina de leitura e, no dia 30, a apresentação da peça de teatro. Já Miracema e Lajeado receberão a apresentação de teatro nos dias 30 e 31, respectivamente.

As atividades do projeto Letras de Luz que acontecem nas áreas de atuação do grupo EDP, estão a todo vapor. Neste ano, já foram realizadas 2 oficinas no estado de Tocantins que prepararam 190 multiplicadores para levar o hábito da leitura a cidadãos de diversos municípios. As apresentações teatrais realizadas com base em adaptações de contos de autores brasileiros também já encantaram 5840 espectadores no Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Letras de Luz