Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

Faltando dez dias para a Semana Nacional do Trânsito, a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade - ATTM, já tem pronta a programação para as comemorações, que vão de 18 a 25 de setembro. As atenções em 2010 estarão voltadas para uma só questão: o transporte de crianças com segurança, tendo como base a Resolução 277, do Conselho Nacional de Trânsito - Contran, que desde o dia 1º deste mês obriga o uso de três modelos diferentes de cadeirinhas para o público entre zero e sete anos de idade. A infração é punida com sete pontos na carteira mais multa de R$ 191,54.

Em Palmas a ATTM terá a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que inclusive já doou dois computadores, aparelho ar condicionado e 50 cadeiras para uso no Projeto Mini Cidade Palminhas.

A programação da Semana Nacional do Trânsito contará com panfletagem, palestras, intervenções em estacionamentos e capacitações. Numa parceria com o Supermercado Atacadão, um agente da ATTM ministrará sobre educação para o trânsito e o comportamento defensivo para 300 funcionários, entre os dias 20 e 24, das 14h às 15h.

Agentes da Paz

Nos dias 22 e 23, nas Escolas de Tempo Integral Padre Josimo, na Quadra 301 Norte e Eurídice de Melo, na Aureny III, 500 agentes de saúde receberão capacitação para serem multiplicadores da conscientização para um comportamento seguro no trânsito. Segundo o assessor de Educação para o Trânsito da ATTM, Douglas Alves Paiva, esse público passa a ser os “Agentes da Paz” e terão pela frente os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres como públicos das ações. “O fato desses agentes serem em grande número e estarem de casa em casa ajudarão muito na divulgação da importância do respeito no trânsito”, destacou Douglas.

Crianças

A ATTM tem o público infantil como sendo muito fiel no respeito às leis e por isso mesmo fará um trabalho especial nas escolas. Os agentes aproveitarão o momento em que os pais estiverem deixando os filhos, para fazer a conscientização.

O complemento da campanha com as crianças será feito no Projeto Mini Cidade Palminhas, que funciona em anexo à ATTM. Com mini buggy, semáforos e vias sinalizadas, palhaços e agentes mostrarão como funciona o trânsito e suas regras.

O público para esse trabalho tem até 10 anos de idade, entre os dias dias 20 e 24. “O foco acaba sendo os adultos, pois as crianças cobram de imediato os pais no momento em que eles cometem uma infração”, pontua Doglas Alves.

Fonte: Ascop