Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

No próximo dia 16 de setembro, acontece mais um ciclo de seminários organizado pela camara-e.net com o patrocínio do Sebrae e Correios; o evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site www.ciclo-mpe.net

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico - camara-e.net - realiza no próximo dia 23 de setembro, em Palmas, mais um “Ciclo de Seminários sobre Comércio Eletrônico para Micro e Pequenas Empresas – Ciclo MPE.net". O evento, que trabalha a inserção das micro e pequenas empresas no e-commerce, é gratuito e tem o patrocínio do Sebrae e dos Correios. As palestras acontecem das 9 às 15h30 horas no Auditório do Sebrae.

Dentre os conferencistas convidados para falar como os empresários de micro e pequenas empresas podem explorar a economia digital e enxergar as oportunidades do e-commerce, estão representantes dos Correios, Terra, UOL PagSeguro, Cobre Bem, Clearsale e Sebrae.

As inscrições podem ser feitas no www.ciclo-mpe.net e o número de vagas é limitado. De acordo com a camara-e.net, nos últimos cinco anos, o faturamento do comércio feito pela internet cresceu em média 30% ao ano. As classes C e D foram as principais responsáveis por esse aumento, mostrando que a busca pelos serviços por meio da rede está ficando mais popular. Os dados mostram uma mudança na realidade brasileira no que diz respeito à inclusão digital e a uma maior segurança na rede.

O aumento dos consumidores virtuais é outro aspecto positivo. A estimativa é de que o ano seja fechado com cerca de 23 milhões de consumidores virtuais. Apenas no primeiro semestre, esse número foi de quase 20 milhões.

Oportunidade

Para o superintendente do Sebrae, Paulo Massuia, a parceria do Sebrae, Correios e camara-e.net é de fundamental importância para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Estado do Tocantins. "É um mercado em potencial e as micro e pequenas empresas não podem perder essa oportunidade. O comércio pela internet é uma tendência irreversível. Nenhum empresário discute mais se deve ou não entrar, mas sim como deve entrar".

Massuia lembra que o ciclo em Palmas será uma chance para os empresários da região conhecerem as novidades relacionadas ao empreendedorismo online, como o conectividade, webmarketing, logística, meios de pagamentos eletrônicos, análise de riscos, dentre outros. "A atualização é um diferencial de mercado. As micro e pequenas empresas precisam acompanhar as mudanças provocadas pela economia globalizada se quiserem conquistar mercado", reforça o analista do Sebrae/TO.

Programação

A programação do "Ciclo de Seminários - Comércio Eletrônico para Micro e Pequenas Empresas" em Palmas começa com palestras sobre infraestrutura e Serviços, das 10 às 10h40 com o Terra, Das 10h40 em diante estão previstas palestras sobre Bolsa de Negócios (Sebrae) e Pagamentos Eletrônicos (CobreBem).

O ciclo recomeça às 13h30, com os temas Meios de Pagamento, Logística e Gestão de Riscos, com palestras sobre gestão de risco (Clearsale), Logística Global do e-Commerce (Correios) e pagamento online (Pagseguro UOL). As perguntas serão abertas ao público ao final de cada apresentação.

Fonte: Assessoria de imprensa Sebrae