Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Governo do Estado do Tocantins lançou, na tarde desta quarta-feira, 15, o edital para a seleção de Brigadistas de Combate a Incêndios Florestais para atuação em todo o Estado. São oferecidas 200 vagas para contratação de brigadistas em caráter temporário, com validade de 60 dias. Os brigadistas selecionados e aprovados em curso receberão salário mensal de R$ 510,00, além de auxílio alimentação e seguro acidente para uma jornada de trabalho é de 44 horas semanais.

Para se inscrever no processo seletivo, que é gratuito, é necessário ter entre 18 e 54 anos, ser alfabetizado, estar em dia com as obrigações eleitorais e não possuir antecedentes criminais. O período de inscrição vai de 17 a 20 de setembro, das 8h às 18h, inclusive no final de semana, nos quartéis do Corpo de Bombeiros nos municípios de Palmas e Gurupi e da Polícia Militar em Arraias, Guaraí e Dianópolis.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar original e fotocópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, Cartão de Identificação do Contribuinte, Certidão de Casamento (se for o caso), Título de Eleitor e Certidão de Nascimento de dependentes menores de 18 anos (se houver). Os candidatos do sexo masculino devem apresentar certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação ou, ainda, Declaração da Junta de Alistamento do Município comprovando a situação regular.

O interessado deverá entregar, ainda, exame de tipo sanguíneo e fator RH e comprovante de residência. O número de inscrição no PIS/PASEP também é importante. Não serão admitidos candidatos com vínculo empregatício no serviço público nem pessoas aposentadas pelo INSS por invalidez.

Seleção

O teste de aptidão física será realizado no dia 21 (terça-feira), às 8 horas, no município onde o candidato fez a inscrição. Na ocasião, deverá ser apresentada a carteira de identidade original e o atestado médico de liberação para a prática de atividade que requer esforço físico.

Os candidatos passarão por uma prova de manuseio de enxada e uma caminhada de 2400 metros, carregando uma bomba costal cheia, o equivalente a 24 quilos. O percurso deve ser concluído em menos de 30 minutos. A divulgação do resultado está prevista para o dia 22, nos locais onde foram realizadas as provas e no Diário Oficial do Estado.

A segunda fase da seleção será o Curso de Formação de Brigadas para a Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, que terá 24 horas/aula, sendo 1/3 teórica e o restante de prática. O aluno deve participar de todas as aulas e obter média final igual ou superior a seis para receber certificado emitido pelo Corpo de Bombeiros.

A ordem de classificação geral no curso será o único critério para o preenchimento das vagas para a contratação, de acordo com o escalonamento regional, sendo: Palmas (80 vagas), Gurupi (54 vagas), Arraias (26 vagas), Guaraí (20 vagas) e Dianópolis (20 vagas). A divulgação do resultado final está prevista para o dia 27, com início imediato das atividades.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Corpo de Bombeiros