Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os vereadores de Presidente Kennedy, Jonas Cavalcante (PMDB), Zé do Quito (DEM), Divino Coelho (PMDB), Manoel Sobrinho (PT) e Luzimar Vanderlei (PMDB) afirmaram ao Conexão Tocantins nesta quinta-feira, 16, que a prefeita do município Dalva de Oliveira (PMDB) está usando a prefeitura para fazer campanha para o candidato do PSDB, Siqueira Campos (PSDB).

Segundos os vereadores, a gestora estaria obrigando funcionários a participarem de reuniões políticas e também a adesivarem carros e até as casas. Dalva é esposa do candidato a vice-governador João Oliveira (DEM) da coligação Tocantins Levado a Sério.

“A prefeita é esposa do deputado que é vice de Siqueira e na hora do expediente convoca todos os funcionários para reuniões políticas”, afirmou Luzimar Vanderlei.

Já o presidente da Câmara que é do mesmo partido da prefeita, Zé do Quito afirmou na entrevista que o grupo de vereadores está coletando provas para denunciarem ao Ministério Público Eleitoral. “Nós estamos documentando tudo e vamos inclusive fazer filmagens para denunciar isso, é abuso de poder”, frisou.

Conforme relatado também pelos vereadores, Dalva estaria pressionando os funcionários a apoiarem a candidatura de Dorinha Seabra para federal e Valquíria Rezende para estadual, ambas do DEM.

Para os vereadores que são da base de apoio do governador Carlos Henrique Gaguim, candidato a reeleição, a prefeita está cometendo improbidade administrativa e ainda descumprindo a legislação eleitoral.

Oliveira também estaria fazendo a mesma prática, segundo os vereadores.Um dos fatos principais teria ocorrido no dia nove de setembro onde a reunião foi em horário de expediente.

“A reunião a que nos referimos ocorreu numa quinta feira às 15 horas, e praticamente todos os funcionários foram convocados a participar, com exceção da copeira da Prefeitura, que ficou de plantão ao telefone enquanto os demais se deslocaram para o local do evento político. Cenas como está estão virando rotina na cidade. Vários funcionários jános procuraram reclamando que a prefeita faz questão de deixar claro que a participação dos funcionários nas reuniões políticas da sua coligação é dever e não apenas um convite”, afirmaram os vereadores ao Conexão Tocantins.

Sem contato

A prefeita do município foi procurada através do telefone celular mas não foi possível contato com a gestora.