Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Em entrevista concedida à OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins, na tarde desta sexta-feira, 17, em Palmas, o governador e candidato à reeleição pela coligação Força do Povo, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), afirmou que o fortalecimento dos municípios será prioridade no seu governo, com investimentos em infraestrutura e resultado da industrialização do Estado. As perguntas foram elaboradas por jornalistas e pela própria Ordem. O entrevistador foi o presidente da OAB/TO, Ercílio Bezerra.

Gaguim destacou que esse fortalecimento já iniciou desde o momento em que assumiu o governo. “90% dos municípios não tinham nem ambulância. Hoje consegui entregar todas as ambulâncias”, disse. Com cidades bem estruturadas e com planejamento de gestão, segundo Gaguim, facilita-se a atração de indústrias e também impulsiona os municípios que possuem o turismo como carro-chefe da economia local.

“Várias indústrias estão chegando aqui e as cidades precisam estar preparadas. Somente com o FPM o município não consegue se desenvolver. Em Xambioá, após a implantação da filial da Votorantim a cidade recebeu um bom investimento com o pagamento de impostos por parte da empresa” , explicou Gaguim.

Geração de Empregos

Com as indústrias, o governador destacou que a geração de emprego estará garantida. “O governo não será mais o único gerador de emprego no Estado. Não quero ver ninguém desempregado”, disse Gaguim, acrescentando que entre janeiro e agosto de 2010, o seu governo gerou mais de 9 mil empregos, em contraponto aos 425 empregos gerados pelo seu oponente, em todo o ano de 2002.

Questionado sobre os cerca de 22 mil cargos comissionados, o governador enfatizou que não quer demitir ninguém. “Todos os meus servidores estão trabalhando, ninguém é funcionário fantasma”, respondeu Gaguim.

O governador informou ainda que ao assumir o governo extinguiu aproximadamente mais de 10 mil cargos. “Três meses depois enxuguei mais duas mil vagas. Já chamamos mais de 4 mil aprovados no concurso da Saúde e Educação. Estamos trabalhando dentro da Responsabilidade Fiscal”, enfatizou o governador.

Plano de Governo

Durante a entrevista, o governador também mostrou algumas das suas ações que compõem o seu Plano de Governo, entre elas a privatização do sistema carcerário do Tocantins, para acabar com os problemas que o Governo vem enfrentando; a parceria com uma Universidade dos Estados Unidos para transformar o lixo produzido em energia, já com um projeto-piloto na cidade de Pedro Afonso; a construção de 200 poços artesianos para o combate à seca, canalização e construção de barragens, principalmente na região sudeste.

Gaguim finalizou agradecendo pela oportunidade e parabenizando o papel da OAB em contribuir com o processo político no Estado. Ainda na agenda dessa noite, o governador participa de um comício em Miranorte.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Força do Povo