Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Conscientizar a comunidade sobre as medidas preventivas de acidentes de trânsito e colaborar na identificação de pontos críticos do tráfego no interior das quadras, também, serão atribuição dos agentes comunitários de saúde (ACS). Para exercerem essas novas funções, os agentes de saúde serão capacitados como “Agentes de Paz: ACS pela Paz no trânsito”.

A primeira turma receberá o treinamento nessa quarta-feira, 22, a partir das 8h, no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, na Quadra 303 Norte. Para Samuel Bonilha, secretário municipal de Saúde, além de orientações gerais de trânsito, os agentes de saúde vão colaborar na identificação dos pontos críticos do tráfego no interior das quadras, que ofereçam algum risco de acidentes. “Os agentes de saúde têm contato diário com a comunidade e conhecem muito bem as quadras em que trabalham”, argumenta o secretário.

Atualização

Segundo Fernanda Noleto, coordenadora Políticas em Saúde do município de Palmas, o treinamento também vai orientar os agentes de saúde quanto ao funcionamento das novas regras de acomodação de crianças em veículos automotores. “O envolvimento desses profissionais em ações de prevenção a acidentes de trânsito ajudará na sensibilização das famílias palmenses” - assegura a coordenadora.

A capacitação é resultado de uma parceria entre a área Técnica de Saúde do Homem e a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM). No dia 23, quinta-feira, a segunda turma de ACS será capacitada no auditório da Escola de Tempo Integral Eurides de Melo, no Jardim Aureny III, a partir das 8h.

Fonte: Ascop