Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Com o objetivo de verificar a ausência de atividade viral da febre aftosa no rebanho tocantinense e preservar a manutenção do status sanitário, de livre da doença com vacinação, a Adapec - Agência de Defesa Agropecuária - começa nesta terça-feira, 28, mais um Inquérito Soroepidemiológico. A ação deve durar até o dia 22 de outubro. A expectativa é percorrer 47 propriedades rurais, em 37 municípios do Estado e coletar amostras em 1.396 bovinos com idade de seis a 12 meses.

O presidente da Adapec, José Luciano Azevedo, explica que os inquéritos são preconizados pelo Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - e estão ocorrendo em todos os estados considerados zona livre de febre aftosa. “Já estamos realizando o segundo estudo epidemiológico da enfermidade, este ano. Estamos confiantes porque alcançamos altos índices de cobertura vacinal nas campanhas anuais e o produtor tem demonstrado compromisso com a saúde animal”, destaca.

Neste inquérito, 37 médicos veterinários da Adapec participarão dos trabalhos. As propriedades rurais onde serão coletadas as amostras de sangue foram escolhidas pelo Mapa. “Posteriormente serão enviadas ao Lanagro - Laboratório Nacional Agropecuário - de Minas Gerais e submetidas a exames. Os resultados dependem da demanda do laboratório”, afirma o diretor de Defesa Animal da Adapec, José Emerson Cavalcante.

Inquéritos

Entre os dias 20 e 27 de setembro deste ano, a Adapec realizou um Inquérito Soroepidemiolólico da febre aftosa, para avaliar a eficiência da vacina nos bovinos, o que permite estimar o percentual de cobertura imunitária alcançado pelas campanhas anuais. Este trabalho abrangeu 27 propriedades, distribuídas em 26 municípios do Estado e um total de 198 bovinos.

No mês de agosto deste ano, a Adapec também realizou o inquérito soroepidemiológico da Peste Suína Clássica, no plantel de suínos. O objetivo desta averiguação foi confirmar a ausência de atividade viral da Peste Suína Clássica e manter a classificação do Tocantins como Zona Livre da doença. Foram coletadas 1.321 amostras em 318 propriedades rurais em todo o Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Adapec