Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação/Assessoria

Foto: Divulgação/Assessoria

O prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR) conta em entrevista as principais ações nos diversos setores do município nestes anos de governo. Para o gestor, o município tem a logística mais favorável do Estado para receber novos investimentos.

Veja na íntegra a entrevista:

P –Qual avaliação o senhor faz dos dois primeiros anos de governo?

Prefeito Abdalla - Temos muito a comemorar. Colocamos o caixa da Prefeitura em dia e mudamos o relacionamento entre a Prefeitura e os seus fornecedores. Em parceria com o governo Federal estamos realizando obras de grande vulto como a travessia urbana da BR-153, com investimento de mais R$ 2 milhões; construção de uma creche, um Ceasa, três campos de futebol, um Centro Olímpico, uma Unidade de Pronto Atendimento e sede do Samu no lado leste da cidade, uma Central de Regulação e implantamos a primeira Unidade de Referência em Fisioterapia e Farmácia de Gurupi e muitos quilômetros de pavimentação asfáltica e meio fio. São investimentos de muito valor social e que ultrapassam R$ 50 milhões em investimentos do dinheiro da comunidade.

P - No mês de setembro, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, apontou Gurupi como líder no ranking de geração de empregos no Tocantins. O que representa isso para o senhor?

Prefeito Abdalla - Este número reflete a nova fase que o município está vivendo. São investimentos considerados como os maiores da história do município e envolvem a ação social, educação, saúde e infra-estrutura e, faz com que a Capital da Amizade ocupe um lugar destaque na economia do Estado do Tocantins.

P - Como está a educação do município?

Prefeito Abdalla - Promovemos concurso na educação, reformamos escolas, os nossos alunos superaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estamos finalizando a inclusão digital em todas as escolas municipais e, periodicamente, os professores recebem cursos de qualificação. No Ensino Superior estamos com o Projeto Lei 042/2010 que está sendo analisado na Câmara Municipal, cuja a finalidade é proteger o patrimônio da Unirg, que é uma riqueza do povo de Gurupi.

P - O que senhor tem feito para solucionar o problema da regulamentação fundiária no município?

Prefeito Abdalla - Estamos fazendo a regulamentação de aproximadamente 50 áreas públicas ocupadas pela população. Muitas famílias esperam há mais 40 anos a regulamentação de suas casas. Em breve setores como Residencial São José, Malvinas, Alto dos Buritis, Setor Aeroporto III, Jardim Medeiros, Novo Horizonte, o Trevo da Praia e muitos outros terão suas áreas regulamentas

P – E na área da Construção civil, quais as principais ações que a prefeitura está desenvolvendo?

Prefeito Abdalla - Hoje a cidade se transformou em um canteiro de obras. Isso envolve obras públicas como as 350 casas do programa Minha Casa, Minha Vida e em breve estaremos construindo outras 550 casas populares que serão sendo feitas em parceria com a prefeitura. Já as construções promovidas pela iniciativa privada, além de criar emprego e renda, estão fazendo com que Gurupi cresça horizontal e verticalmente.

P - O que o senhor tem feito para diminuir as desigualdades sociais em Gurupi?

Prefeito Abdalla - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social , tem atuado fortemente na redução das desigualdades sociais. Para atender as crianças de zero a sete anos e 11 meses com problemas familiar criamos a Casa de Passagem. Investimos na Casa dos Idosos e ela se tornou um exemplo para o Tocantins, por ser a única Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPIS legalmente constituída. Para as mulheres de baixa renda, fortalecemos as ações do Centro Municipal de Integração da Mulher e todos os dias vem auxiliando diversas mulheres que buscam fortalecer a renda familiar com cursos de capacitação profissional em diversas áreas.

P - Como o senhor está planejando o futuro de Gurupi?

Prefeito Abdalla - A missão do nosso governo é preparar Gurupi para o futuro e fortalecer a sua função de Capital da região Sul do Tocantins. Para isso criamos a Secretaria de Produção e que já está atuando no sentido de atrair novos investimentos para a cidade. A grande expectativa, para breve, é a revitalização do Parque Agroindustrial de Gurupi – PAIG, em parceria com o governo do Tocantins, e a Plataforma Multimodal da Ferrovia Norte/Sul, que em breve será licitada e será ocupado por grandes empresas.

P - Além do Parque Industrial, o que a cidade oferece para atrair novos investidores?

Prefeito Abdalla - Temos a logística mais favorável do Tocantins para receber novos investimentos. A nossa região em breve será cortada pelas ferrovias Norte/Sul e Oeste-Leste, que ligará os estados do Tocantins e Bahia. Temos uma grande usina hidrelétrica a pouco mais de 70 km da cidade. Na logística rodoviária, por Gurupi passam a BR-153 (Belém/Brasília) e a BR-242 que se estenderá da Bahia ao Mato Grosso. Agora, com a revitalização dos projetos Rio Formoso e Javaés, teremos a oportunidade de ampliar ainda mais a capacidade de atrair novos investimentos num futuro próximo”, finalizou o prefeito.

P - Como o senhor avalia os resultados das eleições estaduais?

Prefeito Abdalla – Enfim, caiu a marca histórica da prefeitura de Gurupi estar sempre do lado da oposição e, com isso, iniciamos agora uma nova fase política com boas promessas de novos investimentos e geração de emprego e renda. Estou muito confiante em um 2011 cheio de realizações para a nossa boa gente.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Gurupi