Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Walquerley Ribeiro
  • Foto José Cruz/ABr

Alunos de música da Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo, sendo 34 integrantes da Fanfarra e 43 da Orquestra Sinfônica Dona Lindú se apresentaram para o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Base Aérea de Brasília no Distrito Federal, nesta última terça-feira, 13. Todos os alunos/músicos possuem entre 07 e 14 anos de idade.

Na apresentação a fanfarra executou duas melodias, Aquarela do Brasil de Ary Barroso e Amigos para Sempre de Andrew Lloyd Webber e Don Black. Já a Orquestra tocou o Hino Nacional Brasileiro e duas músicas clássicas, Nessun Dorman de Giacomo Puccini e Com Te Partirò de Francesco Sartore.

O Presidente Lula, que voltava de compromissos no município de Ribeirão Preto em São Paulo, ficou emocionado com as apresentações dos alunos da escola que homenageia sua mãe, que também era conhecida como Dona Lindú, e disse que considera sua mãe um exemplo de mulher, “ela tinha tudo para ser derrotada na vida, mas ela acreditou que batalhando conseguiria vencer e foi essa garra que me fez acreditar que eu podia ser Presidente da República”, explicou.

Lula ressaltou ainda a qualidade na educação de Palmas e os índices que a ETI Eurídice de Mello atingiu em apenas um ano. “É extraordinário, quase que uma média mundial de bom nível de escolaridade. Daqui a alguns anos todos nós vamos colher uma melhora do ensino público no Brasil, o que vai ser muito melhor para os brasileiros”, afirmou o Presidente da República.

Também prestigiaram as apresentações, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, a diretora de Educação Integral, Direitos humanos e Cidadania, do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, o secretário municipal de Educação de Palmas, Danilo de Melo Souza, a diretora de Gestão em Educação Integral de Palmas, Roneidi de Sá e a diretora da ETI Eurídice de Mello, Idelma Bastos.

De acordo com a diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Educação, mais de 10 Mil escolas em todo o país já estão em tempo integral e todas possuem aulas de música e outras atividades artísticas, culturais e esportivas.

Segundo o Secretário da Educação de Palmas, muitas escolas Capital, assim como a ETI Eurídice de Melo possuem parceria com o Ministério da Educação por meio do Programa mais Educação, em especial destaca, que os 1.400 alunos da ETI permanecem na escola cerca de nove horas e meia por dia, com aulas e atividades no contra turno que são fundamentais no desenvolvimento das crianças.

Seminário

A Fanfarra e a Orquestra da ETI Eurídice de Mello, bem como o Coral Vozes Encantadas e a Banda Marcial da ETI Padre Josimo Tavares se apresentam no Seminário Internacional de Educação Integral em Jornada Ampliada que acontece entre os dias 24 e 26 de novembro na Academia de Tênis em Brasília.

Segundo de informações do Ministério da Educação (MEC) o seminário deve reunir educadores, gestores governamentais e de universidades públicas brasileiras para trocar experiências com representantes dos Governos da Inglaterra, da França, da Espanha, da Finlândia e da Coréia do Sul, sobre a educação integral e a jornada ampliada.

Fonte: Ascop