Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Iniciou no último dia 02 o Projeto de Extensão "Controle e Redução de danos em Alcoolismo e Tabagismo na Fazenda Estação", com o objetivo de promover a adoção de medidas para diminuição do uso de álcool e tabaco aos empregados, empreiteiros e familiares da Fazenda Estação no município de Fortaleza do Tabocão (TO). O projeto é uma parceria do curso de Enfermagem da Faculdade Guaraí (FAG) e Fazenda Estação.

Inicialmente os docentes: Vania Morais, Camila Coelho e Glaucya Wanderley e os acadêmicos Marcelo Azevedo, Fabiano Ferreira e Viviane Lucia, realizaram as atividades educativas e de diagnóstico local, juntamente com os participantes do projeto - funcionários e empreiteiros da Fazenda - que possuem o hábito do tabaco ou consomem bebidas alcoólicas.

O álcool e o cigarro são duas drogas socialmente aceitas e que causam diversos males para a saúde. Segundo a OMS, o número de fumantes no planeta está em torno de 1 bilhão, o que corresponde a 17% da população. O de usuários de álcool varia bastante de país para país - ele pode ser muito baixo em nações muçulmanas e extremamente elevado no Primeiro Mundo.

No caso do Brasil, uma pesquisa realizada em 2005 pelo Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), órgão ligado à Universidade Federal de São Paulo, mostrou que 75% da população entre 12 e 65 anos já havia feito uso de álcool ao menos uma vez na vida, com a proporção dos que podem ser considerados alcoólatras chegando a 12,3%.

Já a prevalência do uso de drogas ilícitas é, pela própria ilegalidade, mais difícil de calcular. O Undoc (escritório da ONU contra drogas e crimes), em seu relatório de 2008, afirmou que o total de usuários não excede 5% da população com idade entre 15 e 64 anos, e a parcela daqueles que podem ser considerados dependentes fica abaixo de 0,6%.

Este projeto terá duração de um ano e é coordenado pelo curso de Enfermagem da FAG, contando com o apoio de diversos docentes e acadêmicos da instituição.

Fonte: Assessoria de Imprensa FAG