Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os trabalhadores tocantinenses passam a ter mais uma representatividade a partir desta quarta-feira, dia 8, com a criação da UGT – União Geral dos Trabalhadores. A UGT nasce com propósitos definidos para o Tocantins devendo orientar suas ações no Estado em prol dos trabalhadores dos setores da indústria, de serviços e comércio, da área rural, do serviço público, profissionais liberais, da terceira idade, dos trabalhadores informais e dos cidadãos excluídos, ou seja, em prol dos que estão e dos que não estão protegidos pela CLT e pela legislação. O congresso de fundação da UGT - Tocantins contará com a presença do presidente nacional, Ricardo Patah, além de representantes dos mais diversos sindicatos do Tocantins.

Na ocasião será discutido e aprovado o estatuto da UGT Tocantins, além da eleição e posse dos membros da Executiva e do Conselho Fiscal da UGT. Deverá ser eleito presidente da UGT-TO, Célio Mascarenhas, que integra a diretoria do Sintec-TO.Segundo ele, a UGT atuará também, articulada com o movimento social pelo fim das desigualdades sociais, por uma educação pública e gratuita e pelo desenvolvimento econômico, com distribuição de renda, justiça social e em defesa do meio ambiente.

De acordo com Célio Mascarenhas, a UGT inaugura um novo ciclo histórico do movimento sindical brasileiro que, nos últimos anos, tem apresentado claros sinais de esgotamento de suas concepções, ideais, proposições, sonhos, esperanças, organizações, práticas e métodos de luta. “É um momento histórico para o movimento sindical”, afirma. “A UGT surge para defender a democracia, a liberdade, o pluralismo de idéias e a igualdade de oportunidades para todas as entidades a ela filiadas”, sintetizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa UGT