Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Escola Municipal Francisca Brandão Ramalho, situada na quadra 1.204 Sul, é a primeira Unidade de Ensino (UE) da capital que oficializou a sua Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (Com-Vida), como o lema "O meio ambiente é para cuidar, não para desmatar". A mascote desta UE é uma borboleta amarela, que foi escolhida pelos alunos, por haver uma grande quantidade desta espécie no jardim da escola.

O Choque Verde, como foi denominado a Com-Vida da Escola Francisca Brandão, reuni educadores, alunos e comunidade para discutir os problemas ambientais locais, a partir dos quais são definidas soluções e metas. As questões levantadas pela comissão têm a responsabilidade e o compromisso com o bem-estar da escola, ao defender o meio ambiente, informar e sensibilizar as crianças e a comunidade local sobre a importância da preservação da natureza, para a vida no planeta Terra.

Comissão nas Escolas

O Com-Vida é um programa do Ministério do Meio Ambiente em conjunto com o Ministério da Educação, que incentiva a formação de uma comissão formada por alunos, professores e comunidade, para resolver problemas emergenciais em cada localidade.

O programa é uma ação de cunho global e local do Agenda 21, que teve sua culminância na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, também conhecida por Eco 92, quando representantes de 179 países aceitaram refletir e estudar soluções para problemas socioambientais.

Fonte: Ascop