Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Escola Municipal Francisca Brandão Ramalho, localizada na quadra 1.204 Sul, realiza nesta sexta-feira, 10, a partir das 14 horas, o pré-lançamento do livro Tesouros do Lago. O livro versa sobre a utilização de forma sustentável das potencialidades do lago da Usina de Lajeado.

Num trabalho desenvolvido por alunos do 5º ano matutino e vespertino da Escola Municipal Francisca Brandão, sob a coordenação da Arte Educadora, Fabiana Goulart, o livro Tesouros do Lago se apresenta como uma ideia inovadora para o uso sustentável do Lago, e faz parte da proposta do Concurso “Convivendo com o Lago”, da Organização Jaime Câmara, realizado no 8º Fórum do Lago, em 2010.

Para a execução do trabalho que resultou no livro Tesouros do Lago, a escola recebeu um prêmio no valor de três mil reais. O montante foi aplicado na execução do projeto na escola e na impressão do livro, sendo que a Unidade Escolar complementou com o restante dos custos, que somou o valor total de R$ 3.600,00.

Para o secretário municipal da Educação, Zenóbio Júnior, a realização do projeto “Os Tesouros do Lago” - ideias inovadoras para o uso sustentável - serviu para que os alunos identificassem as diversas formas de utilização do lago formado no Rio Tocantins, com a construção da usina hidrelétrica do Lajeado. “A sustentabilidade, o turismo e o lazer foram os pontos mais fortes da observação dos estudantes”, complementou.

O pré-lançamento do livro acontece hoje na própria escola, durante um “Sorvete Literário”, quando participarão os alunos das turmas envolvidas na execução do projeto. A obra não será comercializada e, por se tratar de um trabalho de literatura infantil, será utilizada como recurso didático nas Escolas da Rede Municipal da Capital.

Fonte: Ascop