Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Hospital Regional de Araguaina (HRA), por meio da coordenação de Enfermagem, está realizando, no auditório da instituição, a primeira Capacitação em Hemotransfusão desse ano, voltada para enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no hospital.

São 78 enfermeiros e 9 técnicos participantes que, divididos em três turmas, acompanharão, hoje e amanhã, dias 19 e 20, palestras proferidas por especialistas do Hemocentro Regional de Araguaina, como a efermeira hemoterapeuta Alcina Alves, a médica hematologista Geórgia Lopes e a biomédica hemoterapeuta Cláudia Salazar, também coordenadora do Hemocentro.

Aprimorar o conhecimento e oficializar os procedimentos operacionais padrão (POP) em hemotransfusão são os objetivos do treinamento, que servirá para respaldar a responsabilidade técnica do enfermeiro e do técnico em enfermagem responsáveis pelo ato transfusional.

“As capacitações que realizamos nos anos anteriores foram mais uma troca de conhecimentos e experiências. Agora estamos é implantando e capacitando uma equipe de ato transfusional, de acordo com a resolução 306 do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN”, explica a enfermeira Teresa Cristina, coordenadora de enfermagem do HRA, citando a norma do COFEN que dispõe sobre as competências e atribuições do Enfermeiro na área da hemoterapia.

Diferente do que possa parecer, a transfusão de sangue é um procedimento complexo, que deve ser executado em condições seguras, por profissionais capacitados, que dispõem de habilidades técnicas e recursos necessários para atender as intercorrências. Daí a necessidade de se implantar no Hospital Regional uma equipe específica responsável pelo procedimento e investir no treinamento e atualização desses profissionais.

“Diante da complexidade do assunto, precisamos sempre rever nossos procedimentos. Nós do Hemocentro não estamos aqui para ditar regras, mas para trazer parâmetros para que cada setor do hospital possa repensar e organizar seus fluxos”, enfatizou a biomédica Cláudia Salazar.

Fonte: Assessoria de Imprensa