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Economia

Foto: Divulgação

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Mais de 150 empresários e colaboradores de empresas da Capital participaram do Café com Negócios, realizado na noite da última quinta-feira, 03, no Auditório do Senac, evento este que marcou o lançamento do curso de Escrituração Fiscal Digital /SPED.

Neste encontro, gratuito aos empresários, o auditor fiscal e consultor Gleib Resende falou sobre o conteúdo do curso que será realizado pelo Senac e esclareceu dúvidas dos participantes.

Para a diretora regional do Senac, Lunáh Brito Gomes, o evento atingiu as expectativas da instituição. “A participação do empresariado no evento e o fechamento de turmas mostra que o Senac está focado para atender as necessidades mercadológicas do Estado”, disse.

O Café com Negócios resultou no fechamento de duas turmas em Palmas do Curso Práticas de Implantação da Escrituração Fiscal Digital – EFD / SPED Fiscal, sendo que uma já está com todas as vagas preenchidas.

A carga horária do curso é de 16 horas, com número máximo de 25 alunos. A turma com inscrições abertas terá aulas de 15 a 18/02/2011, com início das aulas às 18 horas. O investimento é de R0,00 (cento e cinqüenta reais).

SPED

No curso, os empresários terão a possibilidade de aprender ou de se aperfeiçoar mais sobre o Sped Fiscal, que é um conjunto de escrituração de documentos fiscais, apuração de alguns impostos e outras informações de interesse dos fiscos das unidades federativas e da Receita Federal do Brasil. Na legislação Sped Fiscal é nomeado Escrituração Fiscal Digital (EFD). A EFD faz a apuração de registros de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

A legislação, os processos e novos métodos do projeto Sped, trouxeram às empresas e ao Fisco, um grau elevado de modernização. O Sped encurtou o tempo gasto com validações fiscais, escrituração e conferência de documentos, garantindo processos empresariais em tempo real, transparentes e com alto grau de acerto. Com isso, as empresas faturam mais rápido com mais controle gerencial e menos complicação burocrática. As apurações dos resultados financeiros, fiscais e contábeis se tornaram eficientes, reduzindo riscos de fraudes e sonegação.

Outras funcionalidades do programa são a digitação, alteração, assinatura digital da EFD, transmissão do arquivo, exclusão de arquivos, geração de cópia de segurança e sua restauração. A periodicidade de apresentação do arquivo é mensal.

Fonte: Assessoria de Imprensa Senac