Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Trabalhar de forma integrada é um dos objetivos da Diretoria de Educação Indígena e Diversidade da Secretaria da Educação, que engloba os setores de educação indígena, ambiental e educação do campo. A equipe dos três setores realizou na segunda-feira, dia 14, reuniões de trabalho para traçar um planejamento estratégico para os próximos quatro anos.

O diretor Maximiano Bezerra explicou que a equipe irá trabalhar tendo como referência dois itens: a pesquisa e a produção, com isso, será possível, conhecer o que os professores e alunos estão realizando nas escolas indígenas e rurais. A meta é ter um banco de informações para promover a troca de experiências e divulgação do que está sendo produzido na sala de aula. O que se propõe é a aproximação da equipe gestora com a escola.

Durante a reunião, houve uma apresentação das ações que já fazem parte dos três setores e como proposta cada grupo terá um prazo para apresentar sugestões de ações e projetos para fazer parte do planejamento estratégico.

Outra novidade no setor é a realização do momento cultural, que acontecerá todas as segundas-feiras, como forma de reconhecer o talento dos colegas, isto é, eles poderão apresentar poesias, músicas, artes plásticas, contação de história, etc, inclusive, compartilhar histórias vivenciadas nas comunidades indígenas ou quilombolas.

O professor Maximiano disse que o setor também se preocupará com o currículo da temática diversidade nas escolas, como e quais os materiais didáticos abordam os temas educação indígena, do campo e ambiental. A equipe terá disponível, sugestões de livros, vídeos e encartes para melhorar a compreensão do aluno sobre a importância de respeitar as diferenças.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seduc