Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Muitas escolas vão realizar nesta sexta-feira, 24, e sábado, 25, atividades alusivas ao Dia ‘D’ da Leitura, que nesta semana traz como temática a Literatura Tocantinense. E vários escritores do Tocantins já confirmaram presenças nesses eventos realizados pelas escolas, como José Cardeal dos Santos, Almecíades Pereira e Meire Sônia Matos Valadares, que estarão presentes no Sarau Literário promovido pela Escola Estadual Professora Darcy Chaves, nesta sexta, às 19h.

Também na Escola Darcy Chaves será realizada uma encenação denominada Muderno, apresentada pela atriz Daniela Rosante Gomes, pela educadora popular e professora Joilene Lima e pelo diretor do monólogo e ator, Lucas Justino.

No Centro de Ensino Médio Castro Alves será realizado o 2º Sarau das Artes, das 9 às 12h, com homenagens aos escritores Gilson Cavalcante, Maximiano Bezerra, Marizan Di Carvalho e Roseli Bitzcof de Moura. “Todos estão convidados, teremos música, coreografias, poemas, literatura de cordel e muita animação”, contou a diretora da escola Maria do Carmo Ribeiro. Ela contou que a programação está sendo elaborada pela equipe da Biblioteca Cecília Meireles, visando à formação do jovem leitor.

A educadora Luciana Pegoraro Penteado Gândara explicou que nesta edição do Dia ‘D’ da Leitura deu-se prioridade para a valorização dos escritores tocantinenses. “Muitas vezes, não conhecemos os escritores que estão perto de nós. O contato com os autores tocantinenses desperta no aluno o gosto pela leitura e pela escrita e, além disso, estaremos valorizando o trabalho das Academias de Letras do Tocantins”, ressaltou Luciana.

O Dia ‘D’ da Leitura é uma das ações do Programa Estadual do Livro e da Leitura ‘Vamos Ler’ do Governo do Estado, desenvolvido com a finalidade de formar uma sociedade leitora e divulgar as ações do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL).