Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Abdala indica Heldeir Carneiro para presidência da Unirg

Abdala indica Heldeir Carneiro para presidência da Unirg Foto: Cláudio Frascari

Foto: Cláudio Frascari Abdala indica Heldeir Carneiro para presidência da Unirg Abdala indica Heldeir Carneiro para presidência da Unirg

Com a aceitação do pedido de exoneração da presidente da Fundação Unirg, Celma Milhomem, a Prefeitura de Gurupi, mantenedora da Fundação Unirg, representada pelo prefeito Alexandre Abdalla (PR), cumpriu seu direito legal de indicar o presidente da instituição e nomeou, no início da noite desta quarta-feira, 16, o ex-secretário de Administração Municipal, Heldeir Gomes Carneiro, para assumir a presidência da Fundação Unirg.

Durante o ato de nomeação, o prefeito Alexandre Abdala, comunicou que Heldeir Carneiro assumirá interinamente o cargo de presidente da Fundação pelo prazo de 30 dias, período este em que será nomeada uma comissão, com representantes do Tribunal de Contas e da prefeitura Municipal, sob o acompanhamento do Ministério Público, para montar um relatório que aponte todos os gargalos existentes na Unirg, para dar total transparência na administração da instituição.

“No pouco tempo que participamos da administração da Unirg procuramos soluções para moralizá-la e modernizá-la. Foi neste tempo que ela passou a ser um Centro Universitário e, para democratizar o acesso ao ensino Superior, foi criado do Cred Unirg e bolsas para os acadêmicos. Defendemos uma Unirg da nossa comunidade e vamos lutar para criar condições para que as famílias carentes, que moram em Gurupi, voltem a ter acesso ao ensino universitário. Temos também que melhorar a estrutura física e investir em pesquisas porque a Unirg não pode ficar somente atrelada à folha de pagamento”, disse o prefeito.

Ao se despedir do cargo, a advogada Celma Milhomem agradeceu ao prefeito pela confiança que teve nela num período em que a instituição passava por um momento conturbado. “Pude verificar o grande interesse dentro desta faculdade. A minha saída estava anunciada desde o ano passado. Hoje quem nos critica, até dezembro passado, pedia para que ficássemos no cargo. Em relação às críticas, existem as vias judiciais para resolvê-las”, disse Celma Milhomem, que reiterou dizendo que passou todas as prestações de contas para o novo presidente, incluindo a movimentação financeira. “Hoje a Unirg tem uma dívida de R$ 157 mil e crédito em conta corrente de R$ 2.585.000,00. Nasci em Gurupi e sempre pautei minha vida dentro dos princípios da lisura e da honestidade”, concluiu.

O presidente interino, Heldeir Carneiro, defendeu que a Unirg é um patrimônio do município e que os interesses individuais não podem mais sobressair ao coletivo. “Não estamos tomando a Unirg. Estamos é formando uma comissão para tomar pé da situação. Vamos planejar algo para reverter toda essa situação. Perguntado sobre o movimento grevista, ele disse que “Não adianta movimento grevista colocar interesses individuais acima da coletividade porque a Unirg precisa tomar um ar de estabilidade”, disse o presidente interino.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Gurupi