Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Projeto Coleta Seletiva chegou na manhã de hoje, 22, ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho Feliz, localizado no distrito de Taquaruçu. Durante a solenidade de lançamento do projeto, o secretário municipal da Educação, Zenobio Júnior, entregou quatro coletores de material reciclável à diretora do Cmei, Alcirene de Fátima.

O projeto objetiva entregar coletores nos 19 Cmei's de Palmas até o final desta semana, e com isso disseminar informação, conscientizar e sensibilizar alunos e professores, tendo como consequência a formação de cidadãos responsáveis pelo meio ambiente e pela melhoria na qualidade de vida da comunidade.

Além dos coletores de papéis, plásticos, vidros e metais, a unidade de ensino também recebeu um recipiente para acondicionamento de óleo de cozinha e outro para recolher pilhas e baterias. Todos os materiais coletados serão encaminhados para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Tocantins, para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Palmas e para os Bancos da Capital que têm papa pilhas e fazem o destino correto do material.

A gerente de Meio Ambiente e Projetos, Sílvia Cecília, destacou a importância da participação da comunidade escolar no projeto. “O sucesso da coleta seletiva depende da participação de pais e alunos. È preciso que todos abracem a causa”, frisou. Já Alcirene de Fátima destacou a importância do projeto para o distrito. “Devemos orientar as crianças desde cedo sobre a importância da preservação ambiental, pois eles serão multiplicadores desta iniciativa em nossa comunidade”.

Projeto

A ação de Coleta Seletiva nas Unidades de Ensino (UE) da Capital, consiste em convênio assinado no dia 05 de junho de 2010 pela Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos. O objetivo do projeto é implantar a coleta seletiva em todas as 60 UE's do Município.

O projeto, que surgiu da demanda identificada pelo poder público, dos catadores de material reciclável e do meio ambiente, está de acordo com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, regulamentada pelo Decreto nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Semed