Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O curso de Introdução à Educação Digital rendeu bons resultados, 38 professores da rede estadual e municipal de ensino finalizaram ontem, 21, a formação desenvolvida através da plataforma E-Proinfo. As aulas que começaram em outubro de 2010, foram oferecidas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em parceria com o MEC – FNDE.

O objetivo da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) foi disponibilizar um ambiente virtual onde os participantes pudessem aprender a utilizar as novas tecnologias através da troca de experiências, por meio de blogs, diários de bordo e outras ferramentas.

O curso foi direcionado aos técnicos da coordenação de tecnologias aplicadas à educação da Seduc, com o intuito de formar multiplicadores capazes de atuar como formadores da rede estadual de educação. Participaram também professores e servidores da Escola Municipal Monteiro Lobato e do Centro Municipal de Educação Infantil Mamãe - 305 Norte, ambos localizados em Palmas.

Para a tutora do curso, Cynthia Carvalho, que também faz parte da coordenação de avaliação e acompanhamento do ensino e suas modalidades, da Seduc, as atividades propostas visaram apresentar ferramentas pouco conhecidas pelos professores. “Alguns não sabiam usar o Linux e o Broffice, mas durante o curso vencemos as dificuldades. Organizamos fóruns, diário de bordo, pesquisas, produção de textos, apresentações, planilhas propiciando um olhar diferenciado para as tecnologias na educação e a importância de nós educadores, exploramos todas as potencialidades dessas tecnologias a fim de fazer a diferença na educação.

Blogs

A criação de blogs com conteúdo relacionado a pratica educacional e sites, foi um dos resultados do curso e estão fazendo sucesso. A troca de experiências já ultrapassou barreiras, tendo inclusive acessos de professores de outros estados como de São Paulo.

“Cuida Bem de Mim”, foi o nome escolhido para o blog criado pela educadora Samia Macedo, no site http:/cuidabemdemim.blogspot.com, os leitores podem ter acesso à sugestões e recursos que ajudarão no dia–a-dia da escola; é também um espaço para discussões e troca de experiências sobre educação e saúde no trabalho.

Samia Macedo descreve a participação no curso como um momento de grandes descobertas. “Percebi que navegamos por um mar de informações, sem conhecermos os caminhos a percorrer, e deixamos de explorar um oceano de recursos existentes. O curso oferece essa possibilidade de nos apropriarmos e saber a melhor forma de utilizar esses recursos” conta a professora.

Chama de lamparina, Compartilhando Conhecimentos e In Formação foram alguns dos blogs criados durante o curso, todos com conteúdo voltado para a troca de conhecimentos na área de educação.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seduc